3 passos para diminuir a sua pegada ecológica
Autora: Iviny Andrade
Você já ouviu falar em pegada ecológica? A pegada ecológica é um indicador de sustentabilidade que indica o quão você e os seus hábitos de consumo impactam o meio ambiente. Um dos fatores relacionados à pegada ecológica é a geração de resíduos e o seu papel nisso.
Portanto, para diminuir a sua pegada ecológica e caminhar para um mundo mais sustentável, é necessário realizar mudanças simples, mas que fazem toda a diferença a longo prazo. Veja a seguir dicas para mudar seus hábitos e contribuir com o meio ambiente.
1. Opte por comprar roupas em brechós
A indústria têxtil causa impactos significativos no meio ambiente, desde a fabricação dos materiais até a sua importação e exportação. A maior parte dos materiais necessita de grandes quantidades de água na sua produção. Para a produção de carvão, por exemplo, as máquinas agrícolas precisam de combustíveis fósseis para funcionar, eles liberam gases de efeito estufa e têm o potencial de intensificar o aquecimento global.
A crueldade animal também é perceptível na obtenção de muitos materiais têxteis. A fabricação da lã, por exemplo, requer que as ovelhas estejam amarradas, este processo, além de estressante, pode machucá-las.
Em tese, estes materiais são recicláveis, mas o processo não é tão simples. Então, por vezes, não é vantajoso realizar a reciclagem. Dessa forma, é indicado que as compras de roupas sejam feitas em brechós. Assim, você estará não só colaborando com a natureza, mas também impulsionando o comércio local e pequenos empreendedores.
2. Utilize escovas de bambu
O plástico demora cerca de 400 anos para se decompor na natureza. Segundo o Cetesb, o plástico representa cerca de 80% de todo o lixo gerado no mar, atualmente. É possível, então, perceber o impacto que o plástico causa no meio ambiente, e como ele está presente nas nossas vidas. Olhe ao seu redor e tente listar todos os materiais compostos por plástico na sua casa. Seria uma lista grande, não?
É indicado que se troque de escova de dente a cada três meses, no mínimo. Fazendo as contas e pensando em uma vida inteira, dá pra perceber o quanto esse número pode assustar com o volume de plástico que produzimos só nesse aspecto das nossas vidas!
A escova de bambu é 100% degradável, “eco-friendly”, e apenas um pouco mais cara que as escovas de dentes plásticas convencionais, sendo acessíveis, portanto. Ademais, existem cuidados especiais a serem tomados periodicamente com a sua escova de bambu, para que ela possa ter maior durabilidade. Um destes cuidados é, por exemplo, a limpeza com vinagre e bicarbonato de sódio.
3. Reutilize o óleo de cozinha
Você sabia que o descarte incorreto de óleo de cozinha causa uma tremenda dor de cabeça?
É muito comum descartar o óleo de cozinha usado no ralo da pia, sem se atentar ao seu caráter nocivo à natureza, podendo contaminar a água, solo e atmosfera. Neste processo de descarte incorreto, muitas pessoas acabam prejudicando a natureza, além de entupir as tubulações.
Portanto, por que não fazer algo de útil com isso?! É bastante fácil fazer sabão com o óleo de cozinha. Isso mesmo, sabão! E o que não falta são tutoriais na rede ensinando um passo a passo de como isso pode ser feito! Você economiza, deixando de destinar alguma parcela de dinheiro para a compra de sabão em barras e, ainda por cima, ajuda a natureza!
Caso você não tenha vontade de fazer isso, ou não tenha interesse, pense no transtorno que o descarte incorreto pode te causar num futuro próximo! Então, separe corretamente o seu óleo de cozinha em algum vaso à parte, rotulado, e então encaminhe para algum ponto de coleta. Você só tem a ganhar!
Nós, da Prisma, realizamos o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que ajudamos a encaminhar corretamente os resíduos de forma correta! Prestamos uma consultoria completa e de qualidade que vai te ajudar a não ter dores de cabeça. Entre em contato com um dos nossos consultores clicando aqui!
Gostou das dicas? Compartilhe com quem pode se beneficiar!
Postagens Recentes