5 Passos Para Reduzir Custos No Seu Restaurante
Todo chef de cozinha sonha com o prato perfeito, se tem sal ou tempero o suficiente, se a acidez está controlada, se está muito amargo ou não etc. Em contrapartida, os nutricionistas alegam que, para ter o prato ideal, deve-se ter todos os nutrientes balanceados. Ao final desse texto, você irá descobrir que, apesar de todos esses elementos serem importantes, não serão eles que definirão se o prato produzido no seu restaurante foi produzido com excelência.
O MasterChef, um programa culinário famoso, avalia qual é o melhor prato dos participantes a partir de alguns critérios, sendo eles: sabor, apresentação e criatividade. Nas provas em equipe (aquelas mais próximas da vivência de uma cozinha real), além desses fatores, também é avaliada a padronização dos pratos e é primordial que todos eles estejam com a mesma quantidade de alimentos, além de ter sempre os mesmos ingredientes. Dessa forma, há fortes indicativos de que a padronização é um requisito decisivo no momento de avaliar a qualidade do seu prato.
Se você deseja produzir o prato ideal em seu estabelecimento a fim de reduzir custos, precisa se atentar a alguns passos simples:
1. Conheça seu consumidor final
Ao servir uma refeição, você não está apenas vendendo alimento, mas está também servindo momentos e sensações. Portanto, seu maior propósito deve ser oferecer experiências, que são atividades a serem pensadas desde a iluminação do ambiente até o sabor do prato em si.
Entretanto, deve-se atentar a nunca ofertar menos do que o cliente está habituado, o que somente é possível ao conhecer a sua clientela, realizando estudos de mercado e verificando continuamente quais são as saídas mais frequentes e elogiadas. Para isso, é também essencial um bom relacionamento com o seu consumidor final, transparência e simpatia fazem parte de toda a experiência. Pergunte o que o seu cliente achou do seu serviço e do que lhes foi servido descontraidamente.
2. Cuide do seu estoque
Neste tópico, iremos imaginar um breve cenário: faltou um ingrediente específico para preparar algo que está no menu, por mau aproveitamento de recursos e ingredientes, uma vez que não há um controle desses gastos. O seu cliente – fidelizado justamente por causa desse prato – não tem interesse em outras saídas do seu estabelecimento, resultando numa quebra de expectativa por parte do cliente e possível quebra de fidelização. Você não gostaria que algo do tipo acontecesse no seu restaurante, certo? Então, tenha cuidado para que nunca falte nenhum material necessário!
3. Mantenha sua cozinha em ordem
O seu finalístico é tão importante quanto o sabor do prato, é a maneira como ele é preparado, e não se trata apenas da higiene da cozinha de seu restaurante, que é essencial quando se trata do ramo alimentício, mas também da agilidade com que o prato é feito, os recursos utilizados, como são utilizados, bem como a sua padronização. Assim, separar as funções para cada cozinheiro dentro da cozinha (quem irá pesar tal ingrediente, quem irá cortar tais alimentos, etc.) trará uma melhor organização do processo de produção do prato. Metodologias como o 5S ajudam a nortear a melhor forma de construir e manter a organização!
4. Preze pelo padrão
Como já exposto, o seu cliente cria uma expectativa sobre o produto que irá consumir e espera, no mínimo, que todas as vezes que for consumi-lo, ele esteja tão saboroso quanto da última vez. Ao estabelecer um padrão, o sabor semelhante em todos os pratos se mantém, além de manter uma identidade visual para aquela refeição. Dessa forma, é preciso estar sempre atento para nunca oferecer menos ao cliente do que foi anunciado. Afinal, não seria interessante a entrega de um mesmo prato com quantidades distintas, caso vários clientes pedissem este mesmo prato, não é mesmo?
5. Agilize o tempo de preparo dos pratos
Uma situação bem comum de reclamação dos clientes em restaurantes é a demora com que alguns pratos são servidos. Com a existência desse mau hábito no seu estabelecimento, há grande possibilidade de que a sua clientela diminua. Para evitar tal problema, é fundamental otimizar o tempo de preparo de cada prato, por exemplo, organizando tempos médios de duração para os cozinheiros realizarem as etapas na cozinha, de modo que num determinado ‘’prazo’’, a entrega seja rápida e eficiente, o que trará muita satisfação àqueles que procuram o seu estabelecimento a fim de suprir a fome com certa urgência. Com um processo padronizado, é possível agilizar a produção e manter a qualidade, otimizando o seu tempo; seguir passos exatos diariamente na preparação de um prato cria uma rotina que, com o passar do tempo, é cada vez mais internalizada: ao acordar, é de se pensar que você não demore muito tempo para levantar e, rapidamente, tomar banho, vestir a sua roupa e tomar um café da manhã.
Seguindo tais passos, é possível não apenas padronizar o seu prato, reduzir o tempo com que ele é produzido, mas também manter o nível de qualidade esperado pelos clientes. Logo, o prato ideal a ser servido no seu restaurante não é aquele com mais ou menos sal ou tempero, mas sim o que preza pelo padrão em todas as etapas do seu preparo, desde a compra dos ingredientes até ser levado para a mesa do cliente, a fim de manter a fidelidade e conquistar possíveis novos clientes. A padronização dos processos em geral os tornam mais rápidos, eficientes e, principalmente, econômicos!
Assim, seria muito vantajoso para o seu restaurante padronizar o processo da elaboração dos seus principais pratos. O Procedimento Operacional Padrão (POP) é responsável por realizar tal otimização através da análise de cada processo e suas etapas. Caso busque uma solução mais completa e acerca de todos os processos ligados a produtividade do restaurante temos o serviço de Otimização de Processos. Essas análises são feitas de maneira assertiva e detalhada e, respeitando as individualidades de cada estabelecimento e etapas de produção, há uma personalização do serviço de acordo com o local para atender melhor suas demandas, proporcionando excelência na padronização. Se interessou? Esse é um dos nossos serviços, a Prisma – Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA o realiza a preços abaixo do mercado e com a qualidade que você merece, portanto, entre em contato e marque uma visita!
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