Melhore o seu produto com análise e reformulação

 em Cosméticos, Gestão
Autora: Yasmin Araújo

Você sabia que, em 1990, na tentativa de atrair uma clientela maior à noite, o McDonald’s incluiu pizzas como produto em seu cardápio?

Na época de lançamento, essa inovação não deu certo; preparar uma pizza era um processo muito mais demorado quando comparado ao hambúrguer, o que desagradou os clientes acostumados com o atendimento rápido de uma rede de fast-food.

Este exemplo de case demonstra a tentativa de uma empresa de formular um novo produto e diversificar a sua gama de itens oferecidos ao público. Entretanto, percebe-se que esse acontecimento não teve o sucesso esperado pela empresa. Mas como isso poderia ser evitado? Uma das soluções seria pesquisar a opinião do público sobre o tempo de espera pelos pedidos, antes de investir nesse novo projeto.

Para que o desenvolvimento de um produto alimentício tenha as suas chances de sucesso aumentadas, algumas etapas iniciais de estudo são imprescindíveis, como:

 

  • Viabilidade da implementação;

Esta fase de estudo é de suma importância para se conhecer o interesse dos consumidores, bem como o diagnóstico de necessidades e condições da empresa.

 

  • Análise da concorrência;

O monitoramento da concorrência ajuda a compreender quais são os pontos fortes e fracos do seu produto, identificando o que deve ser aprimorado.

 

  • Investigação de aspectos sensoriais, microbiológicos e físico-químicos, que devem estar conforme a legislação;

Esta etapa é essencial para garantir uma boa formulação do produto e evitar problemas com órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 

  • Qual o valor de mercado para esse novo produto

Essa fase explicita quanto esse produto vale para o mercado e para os consumidores, ajudando no planejamento financeiro desse processo produtivo. 

O cumprimento dessas etapas é muito importante para evitar prejuízos para a empresa. Além disso, ainda durante a execução das etapas, é possível verificar o gosto do público quanto a esse novo produto e fugir do que ocorreu com o McDonald’s na década de 90.

A Prisma, por meio do serviço de Desenvolvimento de Produto, realiza essa análise a partir do acompanhamento de processos produtivos, definição de estratégias, vantagens competitivas, bem como outros itens citados anteriormente, que guiarão as etapas desse projeto.

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