Aplicações da programação na Engenharia Química
Autor: Ruy Pedreira programação
A Engenharia Química é caracterizada por ser um curso multidisciplinar, onde você é imerso em diversas possibilidades de atuação, como por exemplo nas áreas de processos químicos, ambiental, na ciência de dados, entre outras.
Ademais, para nossa formação além da necessidade de aprendizagem de softwares como Excel, Power BI, é de fundamental importância que aprendamos sobre as linguagens de programação, tal conceito pode ser caracterizado como uma série de instruções, a qual permite que um programador escreva um conjunto de ordens, ações consecutivas, dados e algoritmos para criar programas que controlam o comportamento físico e lógico de uma máquina.
Diante dessa caracterização, constata-se que a utilização da linguagem de programação é um forte aliado para resolução de problemáticas em todas as áreas, cabendo citar os problemas de engenharia química no campo da termodinâmica, como também em problemas referentes à modelagem de processos químicos, entre outros.
De acordo com o blog da Institution of Chemical Engineers (IChemE), a habilidade de computação está entre as dez principais habilidades sobre as quais os engenheiros químicos devem falar (Maitland, 2014), evidenciando que essa habilidade necessita ser desenvolvida para uma formação cada vez mais assertiva.
Cada linguagem de programação apresenta uma complexidade e um propósito diferente, desse modo, para avaliar qual linguagem teria um melhor aproveitamento é importante ter o crivo sobre os prós e contras de cada linguagem. Nesse sentido, são apresentadas algumas linguagens de programação que são bastante utilizadas na engenharia química e seus respectivos pontos positivos e negativos. Nesse sentido, são apresentadas algumas aplicações das linguagens de programação no auxílio à resolução de problemáticas de engenharia química:
- Modelagem termodinâmica na captura de CO2 utilizando Monoetanolamina (MEA)
Esse trabalho foi desenvolvido por Marinho Guimarães, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Lucena de Morais Pereira, L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Oswaldo Alcazar Rojas, L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Araújo de Morais Júnior, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA).
Tendo em vista a problemática da emissão do CO2 e seus efeitos nocivos na atmosfera, o pesquisadores supracitados utilizaram a sinergia entre os conhecimentos teórico e o de programação, mais precisamente no Matlab, para verificar que o MEA é um bom solvente para capturar CO2;
- Desenvolvimento de software acadêmico para engenharia química
Esse trabalho foi desenvolvido por leonardo Maldaner em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e utilizando-se dos conceitos de balanço de massa e de uma linguagem de programação denominada PYTHON desenvolveu um programa para auxiliar os estudantes de engenharia química no balanço de massa.
Dessa forma, para o desenvolvimento cada vez mais assertivo da engenharia química e na formação da engenharia 4.0 , as linguagens de programação são fortes aliadas para esse propósito. Você engenheiro e que necessita desse auxílio na resolução de problemáticas complexas que demandam seus processos pode contatar a Prisma que estaremos ávidos para te entregar a melhor solução.
Fontes Bibliográficas
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1749772817300349
https://rockcontent.com/br/blog/linguagem-de-programacao/
https://abq.org.br/cbq/2019/trabalhos/3/1180-28174.html
https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/11528/1/FB_COENQ_2019_2_06.pdf