Como preparar seu negócio para crises

 em Sem categoria

Autora: Késia Dias

A pandemia de Covid-19 produziu repercussões que vão além da ordem biomédica e epidemiológica em escala global, ela também resultou em impactos sociais, políticos, culturais e econômicos. A pandemia, que pegou o mundo totalmente despreparado e que teve impacto enorme em todas as áreas, traz à tona uma necessidade muito antiga: preparar seu negócio para crises.

As crises que afetam o mercado vão muito além de uma pandemia e problemas na saúde em geral, podem ser ambientais, econômicas e até políticas, mas algo que elas têm em comum é que todas elas são crises, e isso implica em lidar com elas de um jeito ou de outro. Por mais que algumas delas pegam todos de surpresa, existe um ditado popular que diz que é melhor prevenir do que remediar, isso quer dizer que é melhor fazer algo para evitar algum risco, erro, perigo ou falha do que esperar que uma ação aconteça e resulte em arrependimento por não ter tentando se prevenir ao máximo antes. 

Pensando nisso, a Prisma Jr traz para o público um artigo com dicas e estratégias para melhor estruturar o seu negócio, que é o ponto chave para passar por tempos de crise. O primeiro ponto a ser tratado pela empresa, independente do seu porte, é que ela deve investir em sua saúde financeira e isso pode ser estabelecido com algumas coisas sendo a primeira delas a estruturação do controle financeiro, onde através de um fluxo de caixa, o gestor visualiza as entradas e saídas e faz previsões e planos de ações  para o presente e para o futuro baseados em dados que refletem a realidade e expectativa da empresa. Outro ponto importante é a construção de uma reserva de emergência empresarial, onde, depois de obter as informações sobre o quanto a empresa precisa para funcionar mensalmente, define-se o valor que irá compor a reserva financeira e o recomendado é ser, no mínimo, seis vezes o valor dos gastos mensais e que ele também esteja aplicado em alternativas de investimentos com maior índice de segurança e liquidez diária. 

Outro ponto muito importante é o desenvolvimento e adaptação da empresa às novas tendências do mercado e da gestão de pessoas. Com a chegada da pandemia em 2020, muitas empresas tiveram que adaptar o seus serviços para as plataformas digitais e também os seus funcionários para o home office e, em alguns casos, o trabalho híbrido. O avanço tecnológico está constantemente exigindo uma adaptação das empresas das mais diferentes áreas, e por isso deve-se pensar em formas de utilizar esse avanço para otimizar os processos do seu negócio e aumentar a eficiência dos mesmos. Se você é um gestor verdadeiramente preocupado com o futuro da sua empresa e quer investir na melhoria contínua dos seus processos para se adaptar às muitas mudanças do mercado e não ficar atrás dos seus concorrentes, a nossa empresa tem a solução que está procurando. Entre em contato conosco! 

Por último e não menos importante, deve-se investir na capacitação das pessoas que fazem parte do time promovendo assim o desenvolvimento constante do seu negócio. Os clientes são muito importantes para todos os tipos de empresa, mas de acordo comuma fala do Richard Branson, bilionário inglês envolvido com um ecossistema de mais de quinhentas empresas e que é reconhecido pela atenção que dá a cultura organizacional, ele diz que os clientes não vêm em primeiro lugar, os funcionários vêm em primeiro lugar e que se você cuida dos seus funcionários, eles cuidarão dos seus clientes. Essa frase reflete a importância de investir no ambiente de trabalho para os colaboradores e como isso reflete positivamente na relação do consumidor final com a empresa e também em como as crises futuras vão ser enfrentadas e solucionadas por aqueles que fazem o negócio funcionar: as pessoas

 

Referências:

https://exame.com/pme/7-dicas-para-abrir-um-negocio-que-tera-sucesso-na-crise/

https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2020/09/9-formas-de-preparar-o-seu-negocio-para-uma-recessao.html

Postagens Recentes

Deixe um Comentário