Importância da análise de água para qualidade do produto
Autor: David Stern
A água é um elemento muito utilizado pela indústria e requer um rígido controle de qualidade, pois, além de ser usada em diferentes etapas do processo produtivo, impacta diretamente a qualidade do produto final.
Na indústria, os requisitos de qualidade da água dependem do processamento e do que é produzido. Mas a maioria dos processos industriais necessitam que os parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos da água estejam nos limites estabelecidos pela legislação, além de atender ao padrão de potabilidade e não oferecer riscos à saúde.
Imagem 1: Coleta de amostra de água
No Brasil, os critérios e parâmetros que definem a potabilidade da água para o consumo humano e de animais estão descritos na Portaria GM/MS Nº 888, publicada pelo Ministério da Saúde (MS) no dia 4 de maio de 2021. Basicamente, para constatar que a água utilizada no processo produtivo ou armazenada em um reservatório está conforme o padrão de potabilidade previsto na legislação é necessário realizar uma análise de água, em que a amostra coletada passará por análises laboratoriais, pelas quais os parâmetros analisados serão aqueles presentes na legislação.
Quando o assunto é uso de água na indústria, sabe-se que a mesma é um dos insumos mais utilizados, pois participa da maioria dos processos produtivos, seja como matéria-prima da produção ou com uma utilidade específica (resfriamento, limpeza da planta, dentre outras utilizações).
Imagem 2: Uso de água como utilidade em indústria
Na indústria de alimentos, por exemplo, onde a água potável é de grande importância e participa da maioria dos processos produtivos, seu grau de pureza e potabilidade influencia diretamente a qualidade do produto.
Sendo assim, nessa categoria de indústria, independentemente da planta processadora, se houvesse o uso de água não potável em qualquer etapa, comprometeria a qualidade sanitária do produto final. Em certos alimentos a água de abastecimento da indústria é incorporada ao produto, sendo de extrema importância garantir sua potabilidade (CUNHA, 2016).
Os padrões de qualidade para a água industrial dependem de como ela será aplicada. No caso de indústrias alimentícias e farmacêuticas, por exemplo, a água deve ter um elevado grau de pureza, caso seja parte integrante do produto final ou entre em contato com as substâncias manipuladas em qualquer fase do processo. A higienização ineficaz nas indústrias alimentícias ocasiona graves consequências, como os casos de doenças de origem alimentar. Esses padrões podem ser mais restritivos do que os padrões de qualidade da água para consumo humano (MIERZWA, HESPANHOL, 2005).
Percebe- se que o principal ponto quando o assunto é qualidade de água, em geral, é o consumo humano e a saúde pública. É por essa razão que a análise microbiológica da água é tão importante e indispensável para quaisquer indústrias, que utilizem água nos seus processos produtivos e desejem se manter nos padrões legais de potabilidade, garantindo a qualidade do seu produto final.
Você pode se interessar por: Entenda a importância da análise de água para cerveja
Você precisa realizar uma Análise de Água e Efluentes? Conte com a ajuda de pessoas especializadas. Entre em contato conosco aqui para realizar um diagnóstico gratuito.