Autor: Matheus Gomes
Regiões litorâneas, localidades úmidas, compostos enferrujados, você se identifica com alguma dessas características mencionadas? Se sim, você precisa saber que nesses locais ocorre um fenômeno eletroquímico bastante comum: a corrosão, esse processo se trata de um fenômeno que assola vários ambientes e tem um potencial de desgaste grandioso.
1.Deterioração do maquinário:
Quando se trata de máquinas que movimentam a empresa, ter uma manutenção preventiva é fundamental para a conservação desses recursos. Contudo, por grande parte dos componentes do maquinário serem feitos de metais, a questão da corrosão ganha ainda mais relevância nessas manutenções, caso contrário a deterioração do maquinário é um potencial problema.
Haja vista os custos de manutenção corretiva serem elevados, é importante o gestor estar ciente dos processos de corrosão e, caso necessário, buscar um apoio externo para analisar o problema. Nesse cenário, a Prisma oferece um serviço ideal para a sua indústria, análise de corrosão, consiste na avaliação dos equipamentos, entendendo as condições que o material estava sendo mantido a fim de encontrar as causas raiz do problema.
2.Perda de eficiência produtiva:
Além disso, é possível compreender a dimensão problema ainda mais em caso de equipamentos mais antigos, já que o processo de corrosão é gradual e máquinas antigas tendem a ser mais afetadas. Dessa forma, ter uma noção mais preventiva e menos remediativa sobre o funcionamento dessas máquinas é fundamental para estender a vida útil delas.
Nesse caso, a Prisma oferece outro serviço que será ideal para esse caso. A eficiência produtiva, que visa uma oportunidade de ter um diagnóstico preciso do seu processo e, em conjunto, obter alternativas e soluções para atingir maior eficiência nos resultados, com redução de custos, eliminação de erros e “gargalos” e aumento de produtividade.
3.Avarias e danos à produção:
Bom, até aqui você já entendeu que a corrosão causa a deterioração e consequentemente a perda da eficiência produtiva. Agora vamos entender, na prática, como toda essa cadeia afeta o funcionamento dos seus equipamentos e prejudica o seu negócio, a começar pelas avarias.
4.Desperdício em tempos enxutos:
É notório que o mundo está sempre em uma constante evolução, processos mais curtos, conscientes e econômicos, claramente não há mais lugar para desperdícios, certo? Quando se trata da ação da corrosão, e suas avarias por consequência, são inegáveis os riscos envolvidos como os de perda de matéria-prima e tempo.
Nesse cenário, cada vez mais enxuto, os desperdícios causados pela perda de produção, agravada pela ação corrosiva nos equipamentos, são bastante variáveis. A começar pelo desperdício de matéria-prima, em processos que não é possível refazer o produto finalístico, que além dos resíduos gerados desnecessariamente, é um desperdício de capital financeiro uma vez que esses desperdícios não agregam valor ao seu negócio.
5.Risco de acidentes:
Além desses, há mais um problema que precisa de uma atenção em caso de corrosão de equipamentos: o risco de acidentes no local de trabalho. Pela corrosão ser um processo que fragiliza estruturas metálicas de diferentes portes, é importante compreender que a ruptura dessas estruturas pode levar à sua quebra iminente e, portanto, é um potencial risco de acontecimentos imprevistos aos seus colaboradores.
Nesse contexto, a corrosão ganha mais um fator de preocupação, a segurança do trabalho. Dessa maneira, ter dimensão de equipamentos e estruturas seguras é uma característica fundamental, dentre outras questões, para a prevenção de acidentes e um local de trabalho cada vez mais tranquilo.
Quer evitar a corrosão dos seus equipamentos? Entre em contato conosco aqui e agende o seu diagnóstico gratuito!