6 Passos Para Abrir um Negócio
Autor: Ruy Pedreira
A Pandemia do novo Coronavírus provocou inúmeras mudanças em nossa sociedade, no que diz respeito à forma como nos relacionamos e como consumimos.
Essas modificações proporcionaram, principalmente, uma transformação do empreendedorismo nacional, no qual, segundo dados disponibilizados pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEN) realizada em conjunto com o Sebrae, a taxa de empreendedorismo no país bateu recorde, alcançando o maior número de empreendedores nos últimos 20 anos.
Ademais, na referida pesquisa, constatou-se que aproximadamente 25% da população adulta está envolvida na abertura de um novo negócio e a média de duração de um empreendimento é de 3,5 anos.
Tendo em vista que a abertura e a gestão de uma empresa demanda um conjunto de habilidades e conhecimentos, como um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica(EVTE) e Registro de Marca, criamos este artigo como um roteiro para iniciar bem o seu negócio. Confira os passos para abrir um negócio;
1. Escolha, Planeje seu Negócio e Registre sua Marca
Nesta etapa, faz-se necessário que o empreendedor opte por qual será sua segmentação, bem como elabore um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica, que é importante antes de inaugurar um empreendimento!
Tal estudo conterá as informações fundamentais sobre a viabilidade da empresa que se deseja montar. O planejamento possibilita uma visão transparente e consistente sobre o desenvolvimento do negócio .
Para consolidar o EVTE, ele necessita responder algumas perguntas:
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Quais produtos ou serviços serão oferecidos ao mercado?
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Como serão obtidos esses produtos ou serviços?
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O que de melhor será oferecido?
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Qual o perfil do cliente e onde está?
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Onde será instalado o empreendimento?
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Como será a empresa?
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Qual preço será cobrado pelo produto ou serviço?
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Que resultado será obtido?
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Que investimento será necessário? Quando virão os resultados?
Além disso, é importante que a marca desenvolvida seja registrada, propiciando que o empreendedor tenha direito ao uso exclusivo da mesma dentro do seu nicho de atuação, passando uma maior credibilidade frente aos consumidores.
2. Conheça o Perfil dos Clientes
Numa perspectiva histórica, o comportamento dos consumidores altera-se frequentemente. Dessa maneira, conhecimentos genéricos como questões demográficas, idade e gênero são insuficientes.
Portanto, torna-se imprescindível que o empreendedor entenda as preferências, necessidades e hábitos do seu Ideal Customer Profile (ICP) ou Perfil de Cliente Ideal, visando oferecer soluções cada vez mais personalizadas.
3. Planejamento de Marketing
O marketing possibilita que a marca seja conhecida, assim como, permite a possibilidade de muitos leads procurem a empresa, por isso, é essencial que haja um planejamento de marketing.
Uma vez definido, estrategicamente, o ICP, as estratégias de marketing devem ser traçadas de modo que as ações sejam assertivas e alcancem esse alvo.
4. Gerencie o Desempenho da Empresa
Metas e objetivos norteiam o funcionamento de um empreendimento. Com o intuito de monitorar o desempenho da empresa, indicadores e metodologias de gestão necessitam ser implementadas na empresa para ter um acompanhamento assertivo do desenvolvimento do empreendimento.
Como exemplo, a empresa poderia adotar indicadores para as áreas de gestão de pessoas, finanças, vendas, clientes e produção.
5. Faça o registro de marca do negócio
O Registro de Marca é uma etapa fundamental para a criação de um negócio, pois é a única forma de proteger juridicamente o bem mais precioso da sua empresa, o nome!
O Registro de Marca garante o direito de uso exclusivo da marca em todo território nacional, proporcionando uma credibilidade e confiança maior perante os seus clientes e parceiros, considerando que marcas registradas têm um potencial maior de crescimento no mercado.
É, também, o único meio de proteger sua marca contra a concorrência desleal, isto é, pessoas físicas ou jurídicas que queiram se apropriar do seu nome após seu crescimento no mercado.
A Locus Iuris é uma empresa jurídica direcionada ao serviço de Registro de Marcas, ela fornece um acompanhamento durante todo esse processo que pode ser muito burocrático para ser realizado sozinho enquanto você pode focar em outras prioridades da sua empresa.
6. Cuide das finanças
As finanças permitem o funcionamento e o sucesso da empresa. Caso estejam desorganizadas, é possível impedir a duração do empreendimento.
O passo crucial para organizar as finanças é elaborar o fluxo de caixa da empresa. Nele é possível fazer um controle do que entra no caixa, como por exemplo lucros advindos dos produtos ou serviços, bem como os custos de saída, como por exemplo gastos com energia, água, fornecedores e funcionários.
Não perca mais tempo e coloque em prática as dicas desse artigo para abrir o seu negócio. Ademais, visando garantir o sucesso e a segurança do empreendimento, a Prisma pode te ajudar na elaboração de um EVTE. Entre em contato conosco e marque já o seu diagnóstico gratuito!