Produtos Biodegradáveis: como desenvolver?

 em Ambiental, Cosméticos
Autor: Douglas Oliveira

   Produtos Biodegradáveis são um tópico em evidência e que representam mudança na sociedade, visto que, são uma forma de produzir, preservar e inovar. Mas, o que são esses produtos, de que forma eles impactam o mercado?

 

   Produtos biodegradáveis são feitos de matéria biológica, como os bioplásticos, oriundos de resíduos vegetais como amido de milho, cana-de-açúcar, soja, arroz entre outros. Por isso, estes produtos podem ser degradados em sua completude por agentes biológicos naturais. Dessa maneira, as matérias-primas e o recursos utilizados naquele produto retornam ao ciclo natural com menor tempo em comparação com produtos não biodegradáveis.

   Desse modo, o biodegradável passa a atenuar a problemática causada pelo acúmulo de lixo em solo, rios e mares. Uma vez que, há um descarte exacerbado de lixo com uma alta durabilidade na natureza, um dos grandes exemplos é o plástico. De acordo com a Fundação Heinrich Böll, mais de 400 milhões de toneladas de plásticos são produzidas globalmente a cada ano.

Diferencial

   Frente a tendência do mercado consumidor em se ater a marcas como responsabilidade ambiental, fica cada vez mais evidente a necessidade do desenvolvimento de produtos deste nicho. Segundo uma pesquisa realizada em 2020 pelo IBOPE, intitulada “Mudanças Climáticas: a Percepção dos Brasileiros”, 59% dos entrevistados deixou de comprar ou usar algum produto que prejudicava a natureza e a saúde ambiental do planeta. Por isso, é de suma importância se adaptar ao mercado pautado no desenvolvimento sustentável, exemplo disso, é a trajetória de como a sustentabilidade se tornou um diferencial para o Grupo Boticário e o investimento recorrente de várias empresas em práticas ESG.

Como desenvolver?

Logo, como entrar neste mercado inovador? Como dito anteriormente, por se tratar de compostos biológicos, para desenvolvimento de um produto biodegradável é necessário que sua matéria-prima seja similar. Nesse sentido, tem-se alguns exemplos base como o Bambu que pode ser utilizado como componente arquitetônico, o Bioplástico que pode ser feito a base de soja e o Amido de Batata pode ser utilizado para produção de MDF entre vários outros usos.

   Em face deste número enorme de possibilidades, é preciso que o produto ou ideia a qual se tem interesse em desenvolver tenha um processo de elaboração. Primeiramente, é necessário partir do conceito inicial do produto e definir qual o seu objetivo. A partir disso, buscar as dores que este produto irá solucionar ou inovar, para isso uma pesquisa de mercado é necessária a fim de averiguar a vantagem mercadológica no lançamento deste produto.

   Em paralelo, atestar a viabilidade e testagem do protótipo é uma forma de desenvolver este produto de maneira segura. Além disso realizar esses processos com orientação profissional é o ideal para corrigir erros, aprimorar o conceito e definir a quantidade de recursos materiais e humanos utilizados no desenvolvimento deste produto com o intuito de consolidar o conceito anteriormente estabelecido. Nesse viés que encontram-se as vantagens de contratar o serviço de desenvolvimento de produtos.

   Por fim, o lançamento do produto deve ser feito da melhor maneira possível, de modo a elucidar todos os pontos vantajosos para o consumidor, como também expandir a marca da empresa de maneira efetiva.

   Diante do exposto, é perceptível que produtos biodegradáveis são parte do futuro e parcela atuante no presente, consumidores estão cada vez mais atentos e em busca do desenvolvimento sustentável, logo, este é o momento de inovar nesta área por meio do desenvolvimento de produtos únicos que estão cada vez mais em alta. A Prisma Jr oferece a solução de Desenvolvimento de Produtos, além do estudo de viabilidade de forma isolada e do Plano de Gerenciamento de Resíduos. Entre em contato com a nossa equipe aqui e faça já o diagnóstico gratuito do seu negócio!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário