Produtos veganos: Tendência de crescimento
Autora: Ana Victória Lima
Produtos veganos são aqueles produtos que não contém nenhum ingrediente de origem animal e que não foram testados em animais. Mas o que faz com que alguém compre um produto vegano? Bem, esses indivíduos são motivados por diversos fatores e estes foram divididos em três principais nichos de influência: meio ambiente, economia e saúde. Entretanto, além desses, foi adicionado um último tópico, o mais importante, já que ele dará direcionamentos sobre o seu negócio e o que fazer se você estiver interessado em iniciar a venda desses produtos.
-
Meio ambiente
Qual seria a relação do meio ambiente e a compra de produtos veganos? Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford e a Universidade de Minnesota, afirma que uma dieta à base de plantas é boa para o ecossistema, isso porque o mercado de carnes vermelhas têm um maior impacto ambiental. Mas onde esse impacto pode ser observado? Basicamente, a pecuária é responsável por boa parte do desmatamento atual e isso contribui para o aumento de gás carbônico que tem como consequência o aumento do aquecimento global.
Além disso, conforme uma pesquisa feita pela agência norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná, 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas que focam na sustentabilidade. Sendo assim, o aspecto ambiental não pode mais ser ignorado, visto que exerce considerável influência na compra de produtos pelos brasileiros. Por isso, existe uma importância notável em se aproximar de causas ambientais e deixar isso explícito na hora de fazer campanhas para o produto.
-
Economia
Observando de um ponto de vista econômico, consoante a revista Forbes, estima-se que o mercado de produtos veganos renda mais de 21 bilhões de dólares até 2027, o que é um aspecto considerável que influencia diretamente nas razões para investir nessa área. Paralelamente, o IBOPE estima que existam cerca de 30 milhões de vegetarianos e veganos no Brasil, o que solidifica o fato desse investimento ser uma manobra estratégica.
As marcas que já se destacaram nessa área, são reconhecidas pela preocupação com a causa animal e com o meio ambiente e, apesar de algumas não possuírem uma linha 100% vegana, dão uma atenção maior para o tema, tentando minimizar os impactos ambientais ao máximo. Além disso, algumas dessas marcas são compartilhadas por ONG ‘s como a “Te Protejo” que promove produtos não testados em animais. Alguns exemplos dessas marcas são: Eudora, Herbia e Lola Cosmetics.
Mas, como saber se está na hora de investir nos tão sonhados produtos veganos? Para isso, cheque o artigo “Como saber se está na hora de desenvolver um produto?”. Ele será um grande aliado que vai te dizer exatamente se é o momento de se jogar nessa oportunidade de inovar no mercado!
-
Saúde
Segundo o professor de nutrição da Universidade de Copenhague, Faidon Magkos, “normalmente veganos bebem menos, fumam menos e se exercitam mais”. Assim, o veganismo está ligado principalmente à busca por uma melhor qualidade de vida e não se limita a apenas uma linha de influência.
Em segundo lugar, já foi comprovado que o consumo de carne vermelha aumenta a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas e que o recomendado seria não consumir carne mais de três vezes na semana. Além disso, um estudo da Universidade de Harvard ainda diz que o consumo de carne processada, como a salsicha, está intimamente relacionado com o desenvolvimento de câncer, principalmente câncer de cólon.
Sendo assim, evitar consumir carne vermelha é benéfico para a saúde e pode ser uma das explicações do porquê a proporção de indivíduos veganos está aumentando no decorrer dos anos. É importante salientar que razões direcionadas à saúde influenciam também outras esferas do mercado, visto que uma pessoa pode tornar-se vegana motivada pelos efeitos da mudança em sua alimentação, no entanto, como consequência, acaba expandindo esse modo de vida para todas as esferas de seu consumo.
-
Como a Prisma pode ajudá-lo?
Observando essas tendências, se torna evidente que investir em produtos veganos pode ser uma boa saída para uma linha de inovação que respeite o meio ambiente e seja a favor do não maltrato aos animais. Isso poderia ser mais aprofundado por meio de um desenvolvimento de produto, já que esse serviço:
-
Reduz gastos
-
Trabalha com inovação
-
Expande seu negócio
A Prisma realiza um serviço voltado para desenvolvimento de produto que pode contribuir para o seu negócio, facilitando a entrada nesse mercado promissor que é o do veganismo, faça agora uma consulta gratuita e 100% personalizada para você!