Como o estudo da viabilidade técnica melhora a eficiência?

 em Gestão

A importância do Estudo de Viabilidade Técnica para um novo negócio já ficou clara para muitas pessoas, porém ainda existem muitas dúvidas sobre “Por que fazer um Estudo de Viabilidade se o meu negócio já está rodando?”. Apesar de não ser um assunto tão discutido quanto o EVTE para estabelecimentos/indústrias que ainda não estão em funcionamento, é de extrema importância e essencial para revisar e alavancar processos no seu negócio, gerando assim uma melhor eficiência.

 

Pensando nisso, a Prisma Jr. fez esse artigo para sanar todas as dúvidas e listaremos aqui “5 motivos para fazer um EVTE para seu negócio que já está em funcionamento”:

1- Estudo do Produto e Comercialização

Nessa etapa do projeto, há uma descrição detalhada dos produtos e/ ou serviços ofertados pela empresa. Muito importante para que conheça todas as etapas do processo e haja uma clareza do que está sendo feito. Com os produtos e serviços descritos é possível identificar a forma de expansão do negócio, independente do local, ter uma dimensão sobre aplicar aquilo que é novo, novidade é essencial para firmar a marca da empresa e desenvolver uma parcela de atuação no mercado.

2- Estudo Técnico – Fabril

Nesse momento, serão estudadas todas as condições para que seja possível melhorar a fabricação do produto já realizada pelo cliente. Essas condições vão desde de meio de produção até a layout da fábrica.

  • Processo Produtivo: Aqui é analisado o processo produtivo e pensado se é o mais ideal para a produção do produto em questão (se houver mais de uma maneira de produzir), além de determinar as etapas e os maquinários necessários para a sua produção.

  • Layout e Localização: Nesse momento é determinado o melhor Layout para a fábrica levando em consideração a disposição das máquinas e a presença de outros compartimentos da indústria como: escritório, banheiro e etc. Além disso, deve-se determinar a melhor localização do estabelecimento com base em fornecedores de matéria-prima, público-alvo, transporte e as preferências do cliente. Deve ser realizada uma busca por localizações mais adequadas para o estabelecimento.

  • Mão de Obra: Além do já exposto, é determinada a quantidade de funcionários que serão necessários na indústria e qual a função de cada um.

  • Custo com Utilitários: Por último, o estudo deve ser projetado o custo com utilitários como: energia, água, internet e outros custos que possam ser necessários. Para que essas despesas sejam projetadas deve ser avaliado o consumo de energia e água de cada instrumento envolvido na fabricação do produto final.

Assim, fica evidente a necessidade de um Estudo de Viabilidade Técnica para um negócio mesmo que esse já esteja aberto. Pois é sempre bom revisar os serviços em busca de melhorias e inovação. Com isso, é possível aumentar os lucros e organizar melhor os processos para que a empresa flua de forma mais assertiva.

Caso tenha se interessado pelo serviço entre em contato conosco para um diagnóstico gratuito, a Prisma tem soluções personalizadas para o seu negócio.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário