Pesquisa de viabilidade: qual a importância?

 em Gestão
Autor: Ruy Pedreira

Segundo dados do Ministério da Economia, através do Mapa das Empresas no primeiro quadrimestre de 2021, foram abertas 1.392.758 empresas novas. Esse número grandioso só comprova o desenvolvimento da essência empreendedora e inovadora no mercado competitivo atual.

Visando potencializar essas características, como também, permitir que outras empresas adentrem assertivamente no mercado é importante que elas realizem uma pesquisa de viabilidade de mercado. Tal estudo, objetiva orientar os empreendedores sobre a aceitabilidade de produtos ou serviços frente aos consumidores, assim como fornece insumos para realizar otimizações, caso estes não atendam as necessidades do mercado.

Aspectos de uma pesquisa de viabilidade de mercado

A pesquisa de viabilidade de mercado permite aos empresários e empreendedores uma gama de conhecimentos acerca dos produtos e serviços, cita-se como exemplo:

  • Determinação da viabilidade de um produto, serviço ou negócio.

  • Conhecimento sobre as necessidades do público alvo.

  • Estabelecimento do nível de demanda.

  • Definição de fornecedores para os produtos

Elementos essenciais para uma pesquisa de viabilidade de mercado

O estudo sobre a viabilidade mercadológica de um produto ou serviço, necessita ser realizado antes da elaboração plano de negócios, uma vez que, a pesquisa oferece ao empreendedor uma visão transparente de como será a receptividade da solução proposta. Esta exploração é responsável por avaliar os seguintes elementos:

  • Produto

Tem como intuito visualizar a viabilidade do produto, ou seja, como será a sua receptividade pelo público alvo. Nesse sentido, é interessante elaborar uma pesquisa para consultar a aceitabilidade da mercadoria ou serviço.

Após a realização da pesquisa, as respostas necessitam ser analisadas para descobrir possíveis pontos de melhoria do produto ou dos serviços a serem aplicados no

  • Mercado

Nesta etapa, o propósito é compreender como funciona o nicho do mercado que o empresário atuará, descobrir as especificidades, analisar todos os aspectos da concorrência, identificar o melhor perfil dos clientes, conceber a dinâmica dos fornecedores e os possíveis obstáculos ao longo do processo.

  • Administração

O objetivo desse estágio é analisar se os colaboradores e recursos que uma empresa possui é o suficiente para funcionar adequadamente.

  • Economia

Para dimensionar o montante necessário para iniciar um empreendimento, bem como contabilizar os gastos essenciais, como eletricidade, água, marketing, aluguel, salário dos funcionários, entre outros, é necessário realizar um planejamento financeiro, neste documento estarão contidos todas essas variáveis.

Benefícios da pesquisa de viabilidade de mercado

Os principais benefícios de uma pesquisa de viabilidade de mercado são:

  • Verificar a existência de um mercado adequado para que o produto ou solução possam suprir a necessidade dos consumidores.

  • Determinar a viabilidade econômica e técnica do serviço.

Leia mais: EVTE – Impulsione seu negócio! 

A pesquisa de viabilidade de mercado é uma ferramenta que proporciona um roteiro para tomar as decisões mais assertivas para planejar e iniciar um novo negócio. Confira mais informações sobre como ocorre o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica da Prisma Jr.

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