A importância da ISO 9001 na Gestão da Qualidade

 em Sem categoria

Autor: Paulo Veloso

Cada vez mais, as empresas têm buscado a excelência em seus processos, produtos e serviços, afinal, diante de um cenário mercadológico tão competitivo, para se destacar, é fundamental que a empresa busque a melhoria contínua das suas atividades. Um bom ponto de partida é ter como guia a ISO 9001, que trata exatamente sobre Sistemas de Gestão da Qualidade. Mas antes de se aprofundar nesse tema, é importante entender o que é a ISO.

O que é a ISO?  

ISO é a sigla utilizada para se referir a International Organization for Standardization. Trata-se de uma organização não governamental fundada em Genebra, na Suíça, no ano de 1947. No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

 

O principal objetivo da organização é desenvolver normas internacionais sustentadas em práticas e conhecimentos de empresas e profissionais referências na sua área de atuação. As normas publicadas pela ISO não são obrigatórias, e servem para padronizar processos, facilitar a comunicação e o comércio global, além de difundir boas práticas. 

 

Dentre as diversas séries de normas, podemos citar as séries ISO 14000 – Gestão Ambiental, ISO 26000 – Responsabilidade Social, além da série ISO 9000, que trata sobre a gestão da qualidade.

iso9001

Fonte: ISOTEC Consultoria.

 

ISO 9001

 

No escopo da Família ISO 9000, encontramos um conjunto de normas internacionais para Sistema de Gestão da Qualidade. Uma dessas normas é a NBR ISO 9001, que trata sobre um conjunto de requisitos e normas técnicas de qualidade que estabelecem um modelo de sistema de gestão da qualidade para organizações em geral. 

 

O objetivo da ISO 9001 é justamente estabelecer uma série de requisitos para garantir a excelência e otimização dos processos de uma empresa, visando a satisfação do cliente e o impulsionamento dos resultados da empresa. 

 

As empresas que atenderem aos princípios da gestão da qualidade podem obter um certificado, que atesta que os processos dessas empresas atendem os mais altos padrões de qualidade. 

 

Vale ressaltar que o certificado não é para a empresa, seu produto nem seu serviço. A certificação é como um selo de qualidade, focado na qualidade dos processos de uma organização. 

 

O primeiro passo para obter a certificação é estar atento aos princípios da gestão da qualidade, elencados e sintetizados a seguir.

 

Princípios da gestão de qualidade

 

Princípio 01 – Foco no cliente: qualquer organização trabalha com o objetivo de atender às demandas seus clientes, por isso, é importante ter o cliente como foco durante qualquer etapa do processo;

 

Princípio 02 – Líderes envolvidos: é fundamental que as lideranças sejam capazes de direcionar os colaboradores, para que todos estejam engajados e de acordo com o propósito da organização;

 

Princípio 03 – Pessoas engajadas: todas as pessoas envolvidas no processo devem estar engajadas no sentido de alcançar as metas da empresa, para que possam entregar o máximo de si;

 

Princípio 04 – Processos mapeados: todas as atividades devem ser bem compreendidas e gerenciadas, além de se conectarem de maneira fluida e natural; 

 

Princípio 05 – Melhoria contínua: a melhoria contínua de seus processos é um objetivo permanente de qualquer organização que é referência. A ferramenta básica da melhoria contínua é o ciclo PDCA.

iso9001

Fonte: Canva

 

Além do ciclo PDCA, uma outra metodologia bastante utilizada quando se trata de gestão da qualidade e melhoria contínua é o Lean Manufacturing;

 

Princípio 06 – Abordagem baseada em fatos: é importante que qualquer tomada de decisão da empresa seja feita baseada em evidências e dados;

 

Princípio 07 – Gestão dos relacionamentos: garantir um bom relacionamento com todos os stakeholders envolvidos no processo garantirá o fortalecimento da marca.

 

Sem dúvidas, garantir a gestão da qualidade em serviços é fundamental para que qualquer organização se destaque. Caso precise de auxílio para potencializar a gestão da qualidade de processos na sua empresa e ganhar a confiança dos clientes, entre em contato conosco!

 

Referências 

ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade. Disponível em: https://certificacaoiso.com.br/iso-9001/

 

O que é selo ISO 9001 e para que serve? Disponível em: https://www.consultoriaiso.org/o-que-e-o-selo-iso-9001-e-para-que-serve/

 

ISO 9001 – Gestão da Qualidade. Disponível em: https://gestao-de-qualidade.info/iso-9001.html

 

O que é a ISO 9001 e para que serve? Disponível em: https://isotecconsultoria.com.br/entenda-a-iso-9001/

 

O que é a ISO 9001? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kdlizwJLCME&list=WL&index=2

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

craqueamentoproduto em barra