Análise de mercado: peça chave no desenvolvimento do seu produto
Autor: Ruy Pedreira
A análise de mercado representa a compreensão do mercado da empresa ou produto, seus possíveis clientes, seus concorrentes, seus fornecedores, assim como, é um estudo avaliativo do quão atrativo o serviço ou produto é frente aos consumidores.
Segundo um estudo realizado pela CB Insights e divulgado na Forbes, não satisfazer as necessidades do mercado foi o principal fator que levou as empresas à falência, com 42% das empresas estudadas.
Tal fato ocorre quando o empreendedor considera sua solução contemplativa e perfeita, no entanto, ela não atende das necessidades do público. Nesse sentido, é extremamente importante que a empresa faça uma análise de mercado para discernir como sua solução será implementada, mas também entender estrategicamente como funciona a relação com os concorrentes e fornecedores, soma-se a isso a percepção dos estímulos necessários para permitir com que os clientes adquiram seus produtos ou serviços.
Grandes empresas, como a Amazon, realizam análise mercadológica antes de implementar sua solução para os consumidores , com isso consegue-se prever como os clientes recepcionarão a experiência proposta pelo serviço, como também ter uma visibilidade dos possíveis concorrentes e também sobre os fornecedores.
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Qual a importância da análise de mercado?
A análise de mercado é fundamental por incontáveis razões. Dentre os que têm maior destaque estão o fato de que a análise ajuda no desenvolvimento e longevidade do negócio, verifica-se também que possibilita a adoção de estratégias mais assertivas para o sucesso do empreendimento.
Outros fatores que justificam fazê-la é que:
a. Possibilita uma visão mais concreta do mercado
Geralmente, o empreendedor monta sua empresa com base no conhecimento e na experiência que tem no segmento. No entanto, é fundamental que também ele tome as decisões baseados em dados reais do segmento que ele pretende adentrar.
A análise de mercado permite com que, ao invés de se levar em consideração “achismos” para tomada de decisão, o empreendedor tenha como filosofia a utilização dos dados para se obter um entendimento concreto, permitindo a minimização das chances de se cometer equívocos.
b. Auxilia na identificação de percepções atuais e futuras
Quando realizam-se a análise e pesquisa de mercado é possível observar quais os anseios atuais do segmento em que se pretende atuar, e quais são as tendências e expectativas para o futuro.
c. Permite compreender melhor o público-alvo
Seja para uma empresa que está iniciando, ou para uma que pretende lançar novos produtos e soluções, a análise de mercado permite conhecer profundamente as necessidades e dores do público-alvo. Através da análise, é possível constatar como os produtos e serviços atendem as expectativas e dores dos potenciais clientes. Isso ocorre pois obtém-se informações como estilo de vida, faixa etária, hábitos de consumo, entre outros tipos de dados.
d. Facilita a escolha dos fornecedores
A Prisma ajuda os empreendedores a realizar a análise mercadológica, bem como, avaliar a viabilidade técnica e econômica para implementar sua solução no mercado. Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui e faça já o seu diagnóstico gratuito!