Autor: Gustavo Santos
Você já parou para pensar no porquê de grandes campanhas publicitárias vão além de frases chamativas e sempre costumam gerar forte conexão com o público consumidor? Detentora do emblemático slogan “Havaianas: Todo mundo usa”, As Havaianas não conquistaram o cenário internacional de modo arbitrário. A projeção internacional e o atual renome da empresa é realidade graças às pesquisas de mercado e ao reposicionamento de marca por parte do Grupo Alpargatas ao longo dos anos. Quer entender mais sobre esse grande caso de sucesso? Então continue lendo este artigo!
Com fabricação dos famosos calçados de borracha datada de 1962, os chinelos comercializados pela Alpargatas foram lançados ao mercado como um produto idealizado para atender à classe média brasileira da época. Entretanto, desde a primeira distribuição comercial das sandálias, As Havaianas rapidamente tornaram-se um produto muito popular em todo o do país, devido ao baixo custo e alto conforto do calçado, sendo um produto acessível.
Somado a isso, só havia um único modelo existente e disponível para compra – a sandália branca de tiras azuis -, fazendo com que As Havaianas fossem vistas pelo mercado como uma commodity – produto comercial básico. Isso demandou um reformulação no desenvolvimento do produto em questão, pois, além de representar um alto risco para a saúde coorporativa da organização, esse cenário limitava os anseios da Alpargatas em expandir a marca da As Havaianas para novos horizontes, expandindo os negócios para o mercado internacional, chegando até países da Europa e de outros continentes.
E, através de pesquisas de mercado, eles perceberam que seu produto era utilizado por um vasto público de diferentes idades e gêneros. E de posse dessas novas informações sobre seu vasto público consumidor, a companhia Alpargatas S.A. foi capaz de alterar toda sua estratégia comercial e de marketing, além da forma como os calçados das Havaianas eram produzidos, considerando agora os anseios do consumidor.
A partir daí, iniciou-se uma reformulação das sandálias, trazendo novas cores e estampas que agradasse diferentes pessoas e que pudessem ser utilizadas em diferentes ocasiões, trazendo, assim, maior versatilidade e valor para o produto (Leia também: Saiba como e porquê a sua empresa precisa desenvolver um novo produto!). E, conforme produtos cada vez mais diversificados, suas estratégias de comunicação abrangente para todos os públicos do país, justificando o famoso slogan: “Havaianas: Todo mundo usa”, associando a expansão da marca com diversos figuras de destaque internacional, indo desde estampas decorativas até participação no tapete vermelho do Oscar, figurando como um verdadeiro case de sucesso.
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