Como a sustentabilidade se tornou um diferencial para o Grupo Boticário

 em Ambiental, Cosméticos, Gestão

Autor: Gustavo Santos boticário

  Despontando como uma empresa que apresenta nítida ascendência na última década, o Grupo Boticário vem crescendo no seu ramo de atuação, sendo atualmente a maior franquia de produção, distribuição e venda de cosméticos mundo afora. Sabendo disso, o que faz de uma organização como o Grupo Boticário uma marca tão bem estabelecida e com projeção global de atuação ao longo dos anos?

   Para tal questionamento, a sustentabilidade surge como uma resposta marcante e também necessidade de revisão da forma como os recursos naturais são geridos, especialmente com relação à correta utilização desses bens e uma relação harmônica com a fauna e a flora que nos cerca. Sendo assim, toda organização precisa se atentar ao impacto que possui para com sociedade, já que, o alinhamento adequado à sustentabilidade representa uma oportunidade de destaque para empresas que agem em prol desse posicionamento, seja por imposições de deveres político-legais e ambientais, seja por comprometimento com suas responsabilidades perante o planeta.

   A sustentabilidade, ou desenvolvimento sustentável, é, por definição da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, ‘o desenvolvimento capaz de suprir as pendências da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as demandas das futuras gerações’. Nesse sentido, percebe-se que, o alinhamento com temas sustentáveis deixa de ser uma opção e passa a ser ‘uma questão de sobrevivência para as empresas’, segundo Artur Grynbaum, Vice-Presidente do Conselho do Grupo Boticário.

   Diante da necessidade apresentada, o Grupo Boticário não só tem trazido o tema para discussão de formas amplas e diversas como propagandas, divulgação de produtos e participação em eventos, mas também tem trabalhado para implementar de forma direta a adequação à sustentabilidade que é necessária para o desenvolvimento saudável e crescente da organização.

   Dentre as estratégias adotadas pelo Grupo Boticário, cabe a menção à implementação de estratégias de ESG, que correspondem às práticas ambientais, sociais e de governança da empresa, sendo o pilar responsável por mitigar o gasto de recursos financeiros ao mesmo tempo em que gere com maior eficiência os bens naturais, causando impacto direto na redução de efeitos nocivos ao planeta.

   Dentre essas ações que exemplificam como empresas podem estar alinhadas ao ESG, o GB, em 2020, apostou na reciclagem das tampas utilizadas no setor de perfumaria. Com isso, a empresa reaproveitou as embalagens de produtos que eram retornados pelos seus clientes, encontrando uma oportunidade para reutilizar os resíduos industriais gerados pela sua própria produção e que seriam eventualmente descartados. Aqui, além de demonstrar aplicações práticas de utilização consciente dos recursos providos pelo meio, prezando pela sustentabilidade, nota-se também que a empresa soube entender o momento e usar dessa necessidade global como uma ocasião benéfica, já que, desenvolveu uma nova matéria-prima a partir do reaproveitamento das embalagens que foram recicladas. Cabe ressaltar que, em função da inovação sustentável desenvolvida, o Grupo Boticário foi reconhecido internacionalmente na categoria Sustentabilidade do DuPont Safety and Sustainability Awards 2020, reforçando sua dominância na postura perante a sustentabilidade.

   Com base nesse exemplo, tem-se que essas ações, se bem conduzidas e disseminadas pelas organizações, representam uma oportunidade de desenvolvimento contínuo ao longo do tempo, como foi percebido para a instituição citada, que hoje desponta como referência no assunto desenvolvimento tecnológico e sustentável. Dessa forma, é nítido que tal patamar pôde ser alcançado pelo GB ter demonstrado ao longo dos anos que possui expertise para conduzir mudanças importantes na empresa, sem deixar de lado o cuidado com o meio ambiente e a sociedade que atende. Seguir essa via, é uma alternativa pertinente para se manter no mercado, tendo retorno financeiro e atendendo à crescente preocupação com o cuidado ambiental.
   É natural, porém, que para algumas empresas o caminho para essa mudança não esteja tão nítido, ao mesmo tempo que, em outras possibilidades são vistas mas não se tem certeza de que é um investimento seguro. Se seu negócio se enquadra no primeiro caso, uma ótima via é investir em otimizar processos já existentes para evoluir no âmbito sustentável ou apostar em contratar uma equipe de consultoria, ela poderá estudar suas necessidades e propor uma solução. No segundo caso, o ideal é analisar a viabilidade das suas possibilidades de inovação.
  A Prisma além de oferecer o serviço de Otimização, também realiza Consultoria Personalizada e Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica que podem ajudar a alavancar o seu empreendimento. Entre em contato conosco e faça um diagnóstico gratuito com a nossa equipe!
Postagens Recentes

Deixe um Comentário