Cosméticos Veganos e Livres de Testes em Animais

 em Ambiental, Cosméticos, Industrial

Autora: Jéssica Almeida

A preocupação com o meio ambiente tem levado diversas pessoas e empresas a buscarem alternativas sustentáveis para diminuir os impactos ambientais de suas ações, tornando-as mais conscientes dos produtos que consomem e de suas respectivas origens. Nesse sentido, duas categorias de produtos seguem ganhando grande destaque e espaço nas prateleiras e estoques, especialmente na área de cosméticos: os itens veganos e os livres de crueldade animal, ou cruelty free. Contudo, para abordar sobre cosméticos veganos e livres de testes em animais com clareza é necessário primeiramente entender suas diferenças e similaridades.

O que são produtos veganos?

Ao contrário das suposições, o veganismo não se resume à alimentação, mas trata-se de um estilo de vida que dispensa o consumo e o uso de qualquer produto que envolva exploração de animais de qualquer espécie. Desse modo, produtos veganos não incluem nenhum ingrediente de origem animal, como cera de abelha, mel, lanolina (gordura animal), colágeno (extraído de tecidos animais) e carmim (corante vermelho obtido a partir do inseto cochonilha), e nem mesmo toleram os testes em animais em nenhuma das suas etapas de fabricação, uma vez que estes são explorados no processo. Nesse viés, todo produto vegano também deve ser necessariamente cruelty free.

Além disso, o veganismo se estende também à forma de fabricação e comercialização, incentivando práticas respeitosas com o meio ambiente. Os produtos veganos normalmente utilizam ingredientes naturais de origem vegetal ou sintéticos como opção alternativa para suas fórmulas.

O que são produtos cruelty free?

O termo “cruelty free” apresenta origem inglesa e significa “livre de crueldade”. Como o próprio termo esclarece, produtos cruelty free são aqueles que não são testados em animais durante o processo de desenvolvimento e produção, contendo ingredientes conhecidos e seguros para o uso humano. Seus ingredientes também podem ser testados in vitro (em células cultivadas em laboratório), ou por meio de métodos alternativos. Comumente seu símbolo nas embalagens é um coelho, uma vez que esses animais são muito utilizados para os testes, por possuírem baixo custo, fácil manejo e serem sensíveis a testes que medem potencial alérgico ou tóxico de produtos.

Entretanto, por mais que todo produto vegano seja obrigatoriamente cruelty free, o oposto não é necessariamente verdade. Um produto livre de crueldade pode conter ingredientes de origem animal, como um batom com cera de abelha em sua composição, apartando-se dos pré-requisitos de um produto vegano. Todavia, diversas marcas optam por produzir produtos que atendam ambos os critérios.

Vale ressaltar que produtos veganos e/ou cruelty free também não são obrigatoriamente naturais, de modo que seus ingredientes podem ser sintéticos ou não, contanto que não envolva crueldade animal em nenhuma etapa de seu desenvolvimento.

Apesar de apresentarem diferenças, ambas as categorias promovem um impacto significativo para o meio ambiente. Ao optar por esse tipo de cosméticos, contribui-se indiretamente para a redução da criação de animais destinados a serem utilizados como cobaias em testes nocivos. Contudo, o processo de fabricação de produtos veganos costuma ser cerca de cinco a dez vezes superior aos custos de um produto tradicional. A menor oferta de matéria-prima vegana, sendo muitas vezes necessário fazer associações dos ingredientes para alcançar a qualidade almejada, e o processo de certificação resultam num processo longo, que demanda investimento alto de tempo e dinheiro.

Atualmente, muitas marcas de cosméticos no mercado nacional veem buscando se alinhar a esses valores, introduzindo a cultura do veganismo e do cruelty free em sua empresa. A empresária e youtuber Bruna Tavares, proprietária da linha de maquiagem “Bruna Tavares”, explica que a busca por ingredientes com bom custo-benefício, que não alterem a formulação dos produtos, como com mudanças na textura, e a certificação, podem ser desafiadores no início, mas que é possível optar por essa alternativa mais sustentável e aceita socialmente.

Assim sendo, o impacto que a adoção de cosméticos veganos e cruelty free traz ao ambiente é de essencial importância, uma vez que a introdução dessa prática pode estimular o aprofundamento em outros métodos mais sustentáveis, aumentando o comprometimento ambiental das empresas. A busca por um mundo mais sustentável e com ações mais conscientes contribuem de forma direta e indireta para o uso de embalagens sustentáveis, redução da produção do lixo, diminuição do uso de água no processo produtivo, redução do desmatamento, preservação do equilíbrio do ecossistema, além do estímulo ao consumo consciente.

E você, está pronto para revolucionar seu negócio com produtos sustentáveis e éticos? A Prisma Jr. pode ajudar! Nosso serviço de Desenvolvimento de Produto transforma suas ideias em realidade, criando soluções inovadores e livres de crueldade animal. Quer saber sobre como podemos ajudar você a criar produtos que atendam às necessidades do mercado e do ambiente? Clique aqui para uma consultoria conosco!

Referências:

https://veganbusiness.com.br/qual-a-diferenca-entre-cosmeticos-veganos-e-os-livres-de-crueldade/ 

https://carenb.com/blogs/beauty-journal/cruelty-free-o-que-e-e-para-que-serve?srsltid=AfmBOor7_Cdys1Ze-FzyxCYILgqWyqrmdOSUnP9kWeFa281VowYsbFRP

https://www.biocosmeticosbrasil.com.br/cosmeticos-veganos-x-cruelty-free-voce-sabe-a-diferenca?srsltid=AfmBOoqGaZUUNBscdFDtt09fZU8UKqNHTq8wPZU6KrHfRwhzr5O0PX7M 

https://www.panvel.com/blog/dicas-de-beleza/qual-a-diferenca-entre-cosmeticos-veganos-naturais-e-cruelty-free/ 

https://bisyou.com.br/blogs/news/entendendo-cosmeticos-cruelty-free-e-veganos 

https://dmaisveganfood.com/cosmeticos-veganos/ 

https://veganismo.org.br/veganismo/ 

https://curlycare.com.br/nem-todo-produto-cruelty-free-e-vegano/ 

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/veja-as-vantagens-de-cuidar-da-pele-com-produtos-veganos,1d9c34ed8ba32cb873028ec395f3cc07pldoq473.html#:~:text=Benef%C3%ADcios%20dos%20produtos%20veganos,utilizar%20produtos%20de%20origem%20animal.

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário