Conheça as vantagens de contratar o serviço de Desenvolvimento de Produto

 em Alimentício, Ambiental, Cosméticos

Autor: Douglas Oliveira desenvolvimento de produto

  O desenvolvimento de produto é uma maneira de tirar sua ideia inovadora do papel ou aprimorar seu produto, não à toa, de acordo com um relatório da União Europeia (UE), no ano de 2018, ninguém investiu mais em inovação e pesquisa do que a Samsung, com 13,44 bilhões de euros. Tendo isso exposto, é evidente que, independente do porte da empresa, é pertinente encontrar meios para que sua ideia se torne um diferencial no mercado.

  De acordo com o estudo desenvolvido por ARIA et al. o mercado está demandando, cada vez mais, estudos sérios e eficazes acerca da metodologia para o desenvolvimento de produtos. O intuito disso é bem claro: reduzir os riscos e os intervalos que compõem esta atividade. Além disso, é preciso segurança de um retorno financeiro satisfatório, sendo assim, a primeira pergunta que surge é: “Como fazer isso?”. Bom, a priori é importante discutir os principais questionamentos no momento de desenvolver um produto, são eles:

  1. Qual o objetivo e público do produto?

  2. Quais as vantagens e ameaças no nicho de mercado?

  3. Qual a viabilidade e escopo do produto?

  4. Qual o melhor método e/ou tecnologia no desenvolvimento deste produto?

  5. O produto de fato contempla seu objetivo? Como ele se diferencia no mercado?

  6. A produção pode ser escalonada ?

  Diante desse número de incógnitas, é notável que é imprescindível estabelecer um processo definido e estruturado para garantir o melhor desenvolvimento do seu produto com a maior segurança possível. Logo, por meio desses questionamentos, podemos esmiuçar de que forma o serviço de Desenvolvimento de Produto irá saná-los, de modo que seu negócio e futuro sucesso seja facilitado. Assim, as vantagens nesta solução são as seguintes:

Ambiente de mercado

  Um dos pontos mais importantes para ponderar é definir qual necessidade do mercado este novo produto irá sanar, uma vez que, para uma boa aceitabilidade é preciso conhecer o ambiente de mercado que será inserido e qual o benefício ou inovação que este produto trará para as pessoas.

  A partir disso é necessário verificar e averiguar quais são as oportunidades e ameaças referentes a este produto, desse modo, é possível definir o conceito inicial e o nicho de mercado a ser atingido. Vale ressaltar que, justamente por conhecer seu público-alvo, e investir em diferenciais atrativos para ele, que marcas como Havaianas e Nubank conseguiram se estabelecer e destacar com produtos cuja concorrência é alta.

Viabilidade Técnica e Econômica

  Quando se tratam de ideias novas, é preciso que seja atestada a possibilidade técnica do desenvolvimento do seu produto, com isso, é possível estudar as vias de produção e a melhor metodologia ou tecnologia a ser utilizada. Neste processo, realizar tal serviço com profissionais possibilita que o seu empreendimento produza de forma segura e eficaz, inclusive com incrementos ainda não considerados pela empresa.

  Além disso, é necessário estabelecer os custos envolvidos na concretização deste produto. Assim, é possível saber qual a margem de lucro e rentabilidade para o seu negócio. Nesse sentido, é possível já realizar neste estudo a pesquisa de mercado citada, para estudar os concorrentes e verificar a possibilidade de entrada frente os custos e competitividade de mercado.

Modelagem e Testagem

  Após a elaboração do conceito, a modelagem e testagem do produto trarão segurança acerca da funcionalidade do mesmo, bem como a identificação de pontos de melhoria e execução deste. A partir disso você tem a segurança de que o produto estará cumprindo seu propósito, além de, testar situações e condições que podem influenciar na qualidade do produto.

 

Segurança de Investimento

  Outro grande fator vantajoso no serviço é que antes do seu empreendimento iniciar a produção e comercialização do produto, haverá tido uma preparação ampla e estudo. Considerando que, cada etapa busca validar a inovação e pertinência da sua ideia para o mercado, após todas as etapas serem concluídas, as chances de sucesso do seu produto são muito maiores, por esse motivo que empresas como Samsung, Volkswagen e Microsoft investem tanto no desenvolvimento de produto.

  Diante das vantagens destacadas, é visível que investir no Desenvolvimento de Produto é a melhor forma de inovar com segurança para novos empreendimentos e até mesmo empresas que já estão consolidadas. E você? Quer desenvolver seu produto com qualidade e adequação ao mercado? A Prisma Jr oferece o serviço de Desenvolvimento de Produtos e também solução exclusiva voltada para o Estudo de Viabilidade, entre em contato com a nossa equipe aqui e faça já o diagnóstico gratuito do seu negócio!

 
 

Você também pode se interessar por:

Produto artesanal: como desenvolver com qualidade?

 

Produtos Biodegradáveis: O que você precisa para desenvolver?

Ebook – Desenvolvimento de Produtos: Como se destacar no mercado alimentício

Postagens Recentes

Deixe um Comentário