Do Laboratório ao Mercado: Etapas do Desenvolvimento de um Novo Cosmético

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Autor: Lucas Baião 

 

A forte presença dos cosméticos é inegável no cotidiano, desde produtos essenciais como protetores solares a itens mais específicos como maquiagens, quase todos usamos algum tipo de cosmético. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil ocupa o terceiro lugar no mercado global de beleza. Em 2023, esse mercado movimentou cerca de 260 bilhões de dólares, com expectativa de chegar a 400 bilhões até 2031, de acordo com a Data Bridge Market Research.

Com a industrialização e a criação da linha de produção pela busca por eficiência, houve uma fragmentação do trabalho em pequenas tarefas, gerando a desconexão entre o consumidor e o processo de fabricação, de modo que deixamos de perceber como os produtos chegam até nós. Nesse sentido, essa distância pode gerar impactos negativos, como menor valorização do trabalho envolvido e desconhecimento sobre os impactos sociais e ambientais da produção.

Então, vamos aprender um pouco mais sobre as etapas que envolvem desde a criação em laboratório de um novo cosmético até a sua chegada nas prateleiras. Com certeza da próxima vez que você for comprar um novo produto você vai ter uma visão bem mais clara de como ele chegou até lá!

  • Idealização: Nessa etapa a criatividade corre solta sem perder de vista as expectativas dos consumidores com resultados visíveis. Aqui se pensa em qual vai ser o produto e suas principais funções e benefícios oferecidos que pode abranger:

Conservação: Visa proteção contra fatores externos como poluição ou raios UVA e UVB.

Estética: Melhora a aparência promovendo mais viço e uniformidade.

Correção: Trata de problemas específicos como manchas de acne, cicatrizes, rugas, dentre outros.

  • Formulação: Uma vez pronto o conceito, é hora de ir para o laboratório. Da mesma forma que um bolo é feito seguindo uma receita, aqui seguem-se proporções específicas a fim de alcançar o resultado final, mas com menos farinha e mais peptídeos! Estabilidade, segurança e eficácia são levados em conta aqui para direcionar na escolha dos ingredientes desejados, por exemplo:

Ácido Hialurônico: Um famoso umectante que atrai umidade para a pele, deixando-a firme e hidratada.

Niacinamida: Um ingrediente multi tarefa que combate a pigmentação, a inflamação e as linhas finas.

Silicones: Proporcionam toque sedoso e melhoram a espalhabilidade.

A escolha dos ingredientes pode ser limitada pela proposta do produto, como no caso de cosméticos veganos. Leia também nosso artigo sobre Produtos Veganos: Tendência de crescimento.

  • Segurança e Conformidade Regulatória: Após decidir-se a fórmula, é um aspecto crítico garantir que o cosmético seja seguro e siga as normas da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
  • Produção: Com o protótipo final aprovado, inicia-se a fabricação em larga escala do produto através de equipamentos de alta tecnologia e rigorosos padrões de qualidade.
  • Registro e Comercialização: Por fim, o registro e a comercialização dos produtos é regularizada pela ANVISA. Esse processo, apesar de bem burocrático, é essencial para garantir o atendimento das exigências legais e de segurança. Somente após isso o produto é liberado para ser comercializado. Algumas das categorias de classificação da agência são:

Produtos de Grau 1: Produtos de higiene e cosméticos que possuem propriedades básicas e não necessitam de comprovação de segurança e eficácia. Exemplos incluem sabonetes, shampoos e batons.

Produtos de Grau 2: Produtos de higiene e cosméticos que possuem indicações específicas e que requerem comprovação de segurança e eficácia. Exemplos incluem protetores solares, produtos antiqueda e clareadores de pele.

Produtos Registrados: Produtos estabelecidos pela ANVISA e requerem análises específicas e rigorosas que variam de acordo com o produto.

Compreender o caminho que um cosmético percorre do laboratório até às prateleiras nos permite valorizar o conhecimento científico, o cuidado com a segurança e a responsabilidade social e ambiental envolvidos, além de fortalecer a consciência em relação ao que consumimos, incentivando práticas mais éticas e sustentáveis na indústria cosmética. 

Já pensou em desenvolver seu próprio cosmético? A Prisma, Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA, pode ser a solução para tirar a sua ideia do papel! Entre em contato conosco e descubra como podemos caminhar juntos em direção a esse objetivo e criar um produto diferenciado.

 

Referências:

 

https://www.nuvemshop.com.br/blog/mercado-de-beleza/?utm_source=chatgpt.com

https://www.databridgemarketresearch.com/pt/reports/global-cosmetics-market?srsltid=AfmBOoqNlbC-uZ7HMuBxPZwaPpSYoiO-_vYa52Ye4QN-oroNcI-fT_6a&utm_source=chatgpt.com

https://www.fm2s.com.br/blog/fordismo#:~:text=O%20principal%20fundamento%20do%20Fordismo,linhas%20produtivas%20como%20um%20todo

https://www.packforyou.com.br/blog/como-funciona-o-desenvolvimento-de-cosmeticos-na-pack-for-you/

https://fastercapital.com/es/contenido/Ciclo-de-vida-del-producto-cosmetico-Desde-la-formulacion-hasta-el-estante–navegando-por-el-ciclo-de-vida-del-producto-cosmetico.html

https://www.stoneokamont.com.br/regularizacao-de-produtos-cosmeticos-na-anvisa-o-que-voce-precisa-saber

 

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