Fatores que influenciam na conservação do licor

 em Alimentício, Conservação
Autor: David Stern
 
   Sabe-se que, após a produção as bebidas são afetadas por fatores que as modificam até estarem inaptas para o consumo humano. No referente ao tempo de conservação do licor, este está diretamente relacionado com a vida de prateleira desse produto, tal relação depende de parâmetros intrínsecos e extrínsecos, relacionados com a qualidade e segurança alimentar.
   De acordo com New Zealand Food Safety Authority (2005), citado por Henriques (2008), a vida útil de um alimento depende da preparação (quantidade inicial presente), duração (contaminação adicional/cruzada), tipo de ingredientes, processo produtivo, tipo de embalagem e condições de armazenamento. Sendo assim, ao analisar a vida de prateleira das bebidas alcoólicas e relacionar com o tópico de tipo de ingredientes citado, percebe-se que o principal fator responsável pela conservação desses produtos é justamente a concentração de álcool existente. Tal fato pode ser identificado ao perceber que bebidas com baixo teor alcoólico são mais suscetíveis ao risco de crescimento de microrganismos patogênicos, por exemplo.
 
  No caso dos licores, além de comercializados a temperatura ambiente e possivelmente elaborados com baixo teor alcoólico, são em sua maioria feitos de forma artesanal, o que implica no aumento da probabilidade de contaminação por microrganismos patogênicos durante o processo produtivo e manuseio de equipamentos ou matérias-primas. Por esse motivo é necessário que você compreenda como aumentar o tempo de conservação da sua bebida.
 
   Sabendo disso, a adoção de um manual de boas práticas de fabricação é aconselhável para minimizar esses riscos dentro de uma empresa de fabricação de licores, no entanto, ainda assim os alimentos e bebidas em geral necessitam de algum agente responsável por garantir sua segurança e conservação. No caso de bebidas alcoólicas de baixo teor alcoólico sua conservação é obtida pela combinação de álcool e tratamento térmico, como é o caso da cerveja (TEXEIRA, 2004).
 
   Ademais, quando se trata de diversos tipos de licores, com diferentes mecanismos de preparação, concentrações distintas de álcool e etc, faz-se necessária uma análise mais aprofundada do período de vida estimado do produto, podendo combinar análises microbiológicas, sensoriais e físico-químicas, com o objetivo de também identificar possíveis formas de aumentar o tempo de conservação daquele licor em específico. Estes processos estão incluídos em uma solução que vem auxiliando vários produtores a aumentar o tempo de prateleira de seus produtos: o Shelf-Life.
 
   Vale destacar que, no que tange às condições de armazenamento, fator abordado por New Zealand Food Safety Authority como dependente na determinação da vida útil de um alimento, os licores possuem alguns cuidados básicos nesse momento, começando pela recomendação de evitar exposição ao sol, pois quando armazenados em altas temperaturas o álcool tende a se expandir e pode evaporar rapidamente. Dessa forma, mesmo que não fique impróprio para consumo, o armazenamento em um local quente pode fazer com que o licor oxide mais rápido e tenha interferência no sabor ao longo do tempo.
 
 
 Além da necessidade de manter os licores em ambientes conservados do sol e levemente resfriados, recomenda-se também que esses estejam dispostos de forma vertical, pois quando colocados na horizontal a cortiça pode se infiltrar no líquido, alterando propriedades como teor de álcool e fazendo com que ela se desintegre ao longo do tempo.
 
   Conforme citado anteriormente muitos fatores estão envolvidos na determinação do tempo de conservação do licor, por esse motivo é importante atentar-se a cada um deles para garantir o melhor aproveitamento do produto e evitar prejuízos para a sua empresa. A Prisma Jr oferece as soluções de Shelf-Life e Manual de Boas Práticas que poderão lhe auxiliar muito a investir na conservação, qualidade e segurança do seu licor. Entre em contato com a nossa equipe aqui e faça já o diagnóstico gratuito do seu negócio!
 
Você pode se interessar por:
 
Postagens Recentes

Deixe um Comentário