Inovações em Embalagens e Processamento de Alimentos

 em Sem categoria

Inovações em Embalagens e Processamento de Alimentos

Autor: Danilo Ferreira Costa

A indústria de alimentos é importantíssima e, obviamente, gigantesca no mundo todo, por conta da necessidade de processamento desses alimentos para a garantia da segurança alimentar da população, através de técnicas de conservação, aromatização, texturização, entre outros processos. Essas técnicas começaram a ser desenvolvidas há milênios e hoje ganham olhares preocupados da maioria das pessoas, devido ao amplo desenvolvimento de alimentos ultraprocessados, que são reconhecidos pela baixa qualidade nutricional e por oferecerem riscos à saúde humana. 

Juntamente com o processamento, a formulação de embalagens tornou-se imprescindível ao longo da história para o armazenamento e transporte de alimentos. Contudo, as urgentes discussões acerca da sustentabilidade e da qualidade de vida da população contribuíram para o estudo e a aplicação de novas tecnologias nesse setor.

Jornada prepara indústrias ao futuro do setor de alimentos - Grupo A Hora

Em busca de uma produção sustentável, muitas soluções para embalagens estão sendo pensadas, uma delas é a utilização de bactérias, que atuam na fermentação de alimentos ricos em amido, como a batata, para a produção de ácido lático, que é a matéria-prima para a fabricação do plástico de poliácido lático (PLA), um material biodegradável. Além disso, são diversos os bioplásticos desenvolvidos a base de alimentos e fabricados por microrganismos. 

Uma outra alternativa é a utilização de embalagens de papel, que possuem uma degradação mais rápida do que os plásticos convencionais. Quanto ao uso de embalagens que auxiliem na conservação de alimentos, as embalagens a vácuo são bons exemplos de formas simples de inibir a deterioração dos alimentos, por meio da desaeração do meio, visto que a atmosfera acelera essa degradação.

No que se refere ao processamento de alimentos, é possível destacar o procedimento de ultrafiltração, que consiste na purificação dos alimentos através da retirada de impurezas. Nesse processo, as membranas filtrantes possuem poros com diâmetros muitos pequenos, da grandeza de nanômetros, que permitem a descontaminação do produto sem a necessidade de processamento térmico. Um método também utilizado é a irradiação, que atua na inativação de microrganismos , como bactérias, parasitas e fungos, presentes nos alimentos. Entretanto, se faz necessário um controle do processo para que não ofereça riscos à saúde humana.

Além disso, tecnologias de ultrassom e ultravioleta têm sido difundidas de maneira vasta no processamento de alimentos. Na primeira técnica, o alimento é submetido a vibrações mecânicas, que ativam reações químicas e inibem a ação microbiana. Enquanto isso, a exposição dos alimentos à luz ultravioleta auxilia no combate da proliferação de bactérias. Ambas as técnicas são mais vantajosas do que métodos tradicionais, por conta do baixo custo e por serem mais sustentáveis.

São muitos os avanços tecnológicos no ramo de alimentos e essas novas tecnologias são úteis nos mais diversos processos, como pasteurização, emulsificação e fermentação. Além das técnicas citadas acima, métodos de liofilização, plasma, pulso elétrico e mais tecnologias estão sendo desenvolvidos, aspirando processos sustentáveis e de baixo custo. Os caminhos dentro desse mercado são vastos e há grande potencial para a qualificação das tecnologias já existentes e para o surgimento de novas tecnologias nos próximos anos, visando a conservação dos alimentos por um tempo maior e uma geração de resíduos menos nociva.

Gostou do conteúdo e tem interesse nos avanços do setor alimentício? Acesse o blog da Prisma!

 

Referências (Acesso em 24/10):

https://blog.indumak.com.br/7-inovacoes-em-embalagens-sustentaveis-que-voce-precisa-conhecer/

 

https://pronutrition.com.br/inovacao-em-embalagens-conheca-as-principais-tendencias-para-a-industria-de-alimentos-funcionais-e-suplementos/

 

https://www.autentify.com.br/tecnologia/ciencia-e-tecnologia-de-alimentos-avancos-e-inovacoes-na-industria-de-alimentos-e-bebidas/

 

https://www.senairs.org.br/industria-inteligente/artigo-tecnologias-emergentes-para-preservacao-dos-alimentos

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Conversão Eletroquímica de CO2 em Combustíveis