Otimize seu negócio com a Metodologia SMART

 em Gestão
Autor: Victor Neves
Uma estratégia muito comum usada por empresas para otimizar seus resultados, aumentar a produtividade dos colaboradores ou vender mais é estabelecer objetivos, metas a serem atingidas. A criação dessas metas é um processo importante, precisam ser bem pensadas e coerentes com a situação da empresa, para isso podemos utilizar a metodologia SMART.
Metodologia SMART, ou metas SMART, é uma metodologia de definição de metas consagrada, a qual ajuda a definir expectativas claras e objetivas ​​para maximizar suas chances de alcançá-las. Qualquer meta ou objetivo pode ser criado por meio da metodologia SMART, não apenas no ambiente corporativo, você pode aplicar essas metas na sua vida, por exemplo.
Caso você esteja se perguntando, o SMART é um acrônimo que significa:
Specific – Específico;
Measurable – Mensurável;
Attainable – Atingível;
Relevant – Relevante;
Time Based – Temporal.
 
Cada palavra do acrônimo representa um aspecto essencial na definição das metas, os quais serão explicados a seguir.
 
“S” – Specific (Específico)
 
“Ganhar mais dinheiro” não é uma meta especifica e pouco ajudara no desenvolvimento da empresa, ao definir as metas é preciso que não ocorra ambiguidades, não podem haver dúvidas. As metas precisam ser especificas, ou seja, é preciso que se tenha claro entendimento do que deve ser realizado.
 
Para ser específica, uma meta deve responder as seguintes perguntas:
  • por que ela deve ser seguida?
  • quem será ou quem serão os responsáveis por ela?
  • onde ela será realizada?
  • como ela será conquistada?
  • o que eu quero alcançar com essa meta?
 
“M” – Measure / Mensurável
 
A segunda letra refere-se a como você fará o acompanhamento de suas ações para saber se há sucesso ou não no que está sendo feito, coletar e monitorar dados, usando sempre números. É preciso ter pelo menos um indicador para acompanhamento, isso irá mantê-lo responsável pelo seu progresso em direção à meta.
 
Para uma meta ser mensurável, ela deve responder a seguinte pergunta:
  • Qual é o resultado esperado e quanto tempo será necessário alcançar a meta?
 
“A” – Achievable / Atingível
 
A terceira letra refere-se à possibilidade de a meta ser possível de ser atingida. Ela precisa ser realística para manter a motivação de todos os envolvidos, pois metas absurdas em geral não são atingidas e desmotivam o trabalho. Primeiro coloque uma meta mais baixa, quando você a bater, dobre; depois triplique, e assim por diante.
 
“R” – Relevant / Relevante
 
A quarta letra refere-se à relevância que essa meta tem, já que nem todas as metas que podem ser alcançadas valem a pena ser estipuladas. Determinados objetivos não são relevantes para suas necessidades, suas habilidades ou a realidade atual do mercado. Metas relevantes são aquelas que, se atingidas, realmente vão fazer a diferença para seu negócio.
 
“T” – Time-based / Temporal
 
A quinta e última letra refere-se ao tempo. Ao definir metas SMART, atribua um prazo limite para a obtenção delas. Sempre defina um cronograma realista para o escopo de acordo com o esforço que pode colocar para essa meta, pois sem uma data específica, com certeza não haverá um senso de urgência nessa meta e ela será deixada de lado.
 
Utilizar metas SMART ajuda a esclarecer prioridades e a alocar melhor seus esforços e recurso para o que é realmente relevante, mas não basta apenas cria-las, é preciso também garantir o monitoramento das mesmas e o engajamento do time.
 
Imagine que durante a pandemia do COVID-19 uma empresa te como missão de aumentar as vendas. A utilização das metas SMART é um meio de estimular os colaboradores em prol desse objetivo garantindo que o trabalho siga um propósito de forma eficiente.
 
E então? Conseguiu enxergar como as metas SMART pode ser útil no seu negócio? Aplique o que aprendeu neste artigo, compartilhe com os colegas e entre em contato conosco clicando aqui!
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