Perigos do descarte incorreto de pilhas e baterias

 em Ambiental

Autora: Letícia Martins

descarte

No âmbito nacional, o contexto da contaminação ambiental gerada por pilhas e baterias apenas foi tido em vista na década de 90. Atualmente, a alta necessidade de eletroeletrônicos no país torna o uso de pilhas e baterias elevado, já que muitos destes aparelhos necessitam dos dispositivos para seu pleno funcionamento.

Apesar do constante uso, o país carece de alternativas de remediação do descarte indevido de pilhas e baterias. Atrelado a isso, um agravante é a incompreensão populacional acerca deste problema, haja vista que constantemente os indivíduos não possuem informações acerca dos perigos deste despejo inadequado, o que faz com que pilhas e baterias tenham locais incorretos como destino, ocasionando inúmeros danos ambientais.

descarte

Estes impactos negativos no contexto ambiental advém da composição das pilhas e baterias. Isto é, os dispositivos possuem em sua composição metais pesados e tóxicos, tais como o mercúrio, chumbo e o cádmio, que quando despejados incorretamente em lixões e aterros comunitários podem contaminar o solo e até mesmo os lençóis freáticos. Além disso, caso os metais acabem tendo como destino a água, ocorre o risco deles acabarem sendo incorporados na cadeia alimentar, tendo como consequência a possibilidade de causar sérios problemas à saúde, tais como câncer e danos ao sistema nervoso central.

Com o intuito de estabelecer uma regulamentação para o descarte de pilhas e baterias usadas, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) publicou a resolução nº 257/1999 que determina o descarte/armazenamento correto desses dispositivos. De acordo com a resolução prevista, os consumidores devem devolver as pilhas já usadas para os revendedores e as lojas encaminham o material para os fabricantes, responsáveis por dar um destino final ou então reutilizar e proporcionar a reciclagem das pilhas. Além disso, vale ressaltar a importância da conscientização e  redução do consumo das pilhas que contenham estes metais pesados. 

Outra alternativa importante é que os fabricantes invistam em pesquisas e estudos com o intuito de substituir os metais por outras substâncias menos nocivas ao meio ambiente e com maior durabilidade. Além disso, com o intuito de evitar descartes inadequados, garantir uma produção sustentável e adequada de acordo com as normas, é importante que as empresas realizem um gerenciamento adequado de resíduos, tais como pilhas e baterias. Não perca tempo, entre em contato com a Prisma e entenda um pouco mais sobre como o seu negócio pode se beneficiar com um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos personalizado.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

fitorremediaçaoquímica verde