Por que fazer um EVTE antes de abrir seu negócio?
Autora: Isabela Barbosa
Começar um negócio próprio pode ter diversas vantagens e tem sido uma escolha feita por diversas pessoas no cenário de crise em que nos encontramos. Entretanto, a abertura de um novo negócio pode parecer uma tarefa impossível, afinal é difícil entender quais devem ser os primeiros passos a serem seguidos.
Nesse viés, é unânime entre as grandes empresas em todo mundo que o primeiro passo para tirar seu projeto do papel deve ser entender a viabilidade dos aspectos técnicos e econômicos que envolvem o seu futuro negócio, isto é, fazer um estudo de viabilidade do mesmo. Mas você deve se perguntar: Por que é tão importante fazer esse estudo?
1. Prever os esforços e investimentos necessários
O estudo de viabilidade técnica e econômica pode te permitir entender melhor a praticabilidade do seu negócio estudando aspectos como a projeção de receitas e despesas, fluxo de caixa, investimentos necessários, projeção de vendas e produção, dependendo das necessidades específicas do seu projeto. Assim, a partir disso, você saberá exatamente o quanto de investimento você deverá fazer para pôr seu projeto em prática, bem como os esforços necessários para que esse seja executado, permitindo a realização de um planejamento adequado.
2. Tomar decisões mais assertivas
Com a análise completa dos diversos outros parâmetros que envolvem o seu negócio, além dos citados anteriormente, é possível tomar decisões com embasamentos e não arbitrárias. Dessa maneira, você pode começar seu negócio de maneira mais organizada, aumentando as chances de sucesso do seu projeto.
3. Evitar erros cruciais
Como dito anteriormente, o EVTE permite que você planeje e se organize antes de executar de fato o seu projeto, além de garantir que você enxergue pontos que talvez, observando de forma superficial, não fosse possível visualizar. Logo, com a aplicação desse estudo, é possível evitar tomar decisões precipitadas e sem preparação, que podem ser responsáveis por erros extremamente prejudiciais ao seu negócio.
Por fim, é possível perceber que o estudo de viabilidade pode descomplicar a abertura do seu negócio e permitir que o mesmo seja iniciado da melhor forma possível, de acordo com o embasamento técnico necessário.
Se, por sua vez, você estiver abrindo um novo negócio e não sabe a melhor forma de analisar com embasamento e segurança o seu projeto, o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) permite que você, junto a nossa equipe, torne o processo de abertura do seu negócio mais fácil. Quer saber um pouco mais sobre o EVTE e a aplicabilidade dele no seu contexto? Entre em contato com a nossa equipe para um diagnóstico totalmente gratuito. Não perca tempo!
Você também pode se interessar por:
Pesquisa de viabilidade: qual a importância?
Análise de mercado: peça chave no desenvolvimento do seu produto