Prazo de validade: por que conhecer seu produto?

 em Conservação

Autor: Ruy Neto

A história da implementação do prazo de validade nos produtos possui alguns marcos. Primordialmente nos Estados Unidos, onde, em 1970, as pessoas cultivavam cada vez menos seus próprios alimentos para comprá-los no supermercado e com essa demanda os mercados resolveram adotar, voluntariamente, um mecanismo indicando o mês, dia e ano que determinado produto poderia ser consumido, contudo, esse prazo não era estabelecido por estudos e testes nos produtos, mas sim eram valores  conjecturados. No Brasil, uma norma do Ministério da Saúde tornou obrigatória a inclusão do prazo de validade nos produtos só a partir de 1984.

Compreender e conhecer a data de validade do produto é de suma importância para compra porque essa informação determina se o produto, sejam eles cosméticos, alimentícios ou de sanitização, está  próprio para o consumo ou não, evitando problemas para o consumidor e também para a empresa fornecedora.

Outrossim, verifica-se que conhecer seu produto e determinar o prazo de validade permite aos empreendedores:

  1.  Garantia de segurança dos procedimentos e a manutenção das características microbiológicas e sensoriais dos produtos.
  2.  Maior credibilidade e transparência fronte aos consumidores, pois essas informações permitem aos clientes um empoderamento na hora de comprar os produtos e planejar melhor o consumo para evitar perdas.
  3. Concordância com a legislação, a Agência Nacional de Vigilância (ANVISA), por exemplo, apresenta a RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002, a qual estabelece que o prazo de validade é informação indispensável na rotulagem de alimentos comercializados.

Para se obter uma maior compreensão sobre o produto é necessário a realização do Estudo de Prateleira ou Shelf Life, esse estudo é realizado em laboratório a partir de pequenas amostras do produto, e avalia sob que condições e em quanto tempo ele se deteriorá (caso queira saber mais sobre o Shelf Life clique aqui).

Entre as melhores maneiras de manter os seus clientes totalmente a parte do prazo de validade e também estar em consonância com as normas da ANVISA o Shelf Life ou estudo de prateleira torna-se imprescindível. Entre em contato conosco aqui e agende um diagnóstico gratuito. 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário