Produto Mínimo Viável: o que é e qual a importância?
Autor: Ruy Pedreira
O livro “Vai lá e faz: como empreender na era digital e tirar ideias do papel” do futurista Tiago Mattos, permite aos leitores captar muitos insights e despertar neles a importância de empreender assertivamente. E para isso, o primeiro passo para tirar as ideias do papel e as tangibilizar seria tornar a ideia em um Produto Mínimo Viável, mas você deve estar se perguntando “o que é Produto Mínimo Viável?”.
A sigla MVP é a sigla em inglês para Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável, basicamente, esse termo foi popularizado por Eric Ries pelo best-seller A startup enxuta — como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas, livro que moldou a nova geração de empreendedores pelo mundo. O Mínimo Produto Viável consiste em construir um esboço, um teste, um piloto da solução ou produto que o empreendedor pretende colocar no mercado, ressalta-se que por se tratar de um protótipo, você pode empregar o mínimo de recursos de tempo e dinheiro para entregar a principal proposta de valor da ideia.
Para criar um projeto MVP primordialmente é necessário definir uma proposta de valor, ou seja, como o seu protótipo irá cativar o mercado para gerar lucro. Ademais, compreenda o interesse do mercado em relação ao produto ou serviço, e por último intérprete os feedbacks recebidos.
Mas qual é a importância e os benefícios do MVP para o seu negócio?
Ao conceber uma nova solução ou produto, o empreendedor corre algumas dificuldades devido a fatores imprevisíveis, como validação da formulação, dificuldades para adequar a formulação às normas vigentes, além de fatores mercadológicos, como crise, concorrência e não aceitação do produto.
Visando sanar essas imprevisibilidades, o MVP é um forte aliado, pois como citado, ele propicia a confecção de um protótipo e com a recepção dos feedbacks o produto recebe updates para atender as necessidades do mercado, além disso, como afirma os empreendedores do Vale do Silício: falhe mais rápido, de maneira mais inteligente e gastando menos dinheiro, o Produto Mínimo Viável permite a empresa, assim como, ao empreendedor, se adaptar rapidamente aos feedbacks recebidos.
Verifica-se também, a aceleração do processo de lançamento de um produto, serviço ou alguma nova necessidade de mercado, agrega valor à marca, pois a necessidade de sempre estar atualizando e entregando experiências de sucesso para os clientes, fomenta com que os consumidores vejam a marca como disruptiva.
Você, empreendedor que deseja desenvolver um produto, e está em dúvida de como fazê-lo e como adequá-lo às normas vigentes, ou também deseja aplicar um MVP às suas ideias, clique aqui e fale com a Prisma, estaremos dispostos a tirar suas ideias do papel.