Quais as oportunidades para novos negócios?

 em Gestão
Autor: Ruy Pedreira

2021 foi um ano marcante, de acordo com dados divulgados na Agência Brasil, com o fechamento do Produto Interno Bruto(PIB) aumentando 5,3% no presente ano e a queda de 4,1% em 2020, as projeções do governo preveem um crescimento do PIB de 2022 em 2,5%.

  Para a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, as projeções fundamentam-se na recuperação da crise provocada pela pandemia, no aumento do investimento privado, na consolidação fiscal e na retomada do setor de serviços.

  Com o intuito de fomentar o empreendedorismo bem como proporcionar aos empreendedores uma visão sistêmica das tendências que os circundam, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), divulgou o Relatório de Tendências do Sebrae, tal documento apontava para o biênio 20/21 as seguintes macrotendências:

  • (Re)Humanização globalizada: depois de uma década marcada pela síndrome de burnout e transtornos de ansiedade, o mercado volta as atenções para a humanização e prioriza o bem-estar e a saúde dos seus colaboradores;

  • Conexão de tudo: integração total entre o mundo digital e o mundo físico, impulsionada pelo isolamento social vivido durante a pandemia;

  • Vivenciando experiências: em um mundo tecnológico e hiperconectado, a ânsia por experiências cresce entre os consumidores e abre novas possibilidades para as empresas;

  • Gestão inteligente: as mudanças do mundo obrigam os negócios a se adaptarem a novas demandas, que vão desde a necessidade de um propósito associado à marca até a gestão eficiente de resíduos.

   Essas macrotendências se desdobraram em muitas oportunidades para novos negócios, considerando o “novo normal” que vivemos em 2021. No guia para o 2022, o Sebrae salienta que é preciso estar atento às tendências que consolidaram-se nos últimos anos. Nessa perspectiva, o empreendedor pode focalizar seus esforços a alguns nichos e padrões específicos de mercado, como:

  • Maturidade do e-commerce, esse segmento tem uma forte propensão de continuar crescendo e exigindo um posicionamento digital cada vez mais sólido das empresas;

  • Consolidação do home office, onde o trabalho remoto perdurará como uma exigência dos colaboradores e oferecer oportunidades mais flexíveis de gestão;

  • Dropshipping, a qual é uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, mas oferta e comercializa produtos que estão no estoque do fornecedor em qualquer lugar do mundo, com a intermediação na venda de produtos e serviços.

  Tendo em vista todos os pontos apresentados, é importante que os empreendedores ajam em prol da consolidação dos seus negócios, acompanhando as oportunidades apresentadas, nesse ínterim a pesquisa de mercado, o estudo técnico de viabilidade econômica (EVTE), a otimização dos processos internos podem-se ser fortes aliados para consolidar seu negócio em 2022. A Prisma pode ajudar você na consolidação do seu negócio, entre em contato conosco para mais informações.

Fontes:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-09/economia-mantem-previsao-de-crescimento-do-pib-de-2022-em-25

https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/AL/Anexos/Tend%C3%AAncias%20de%20Neg%C3%B3cios_2020_2021.pdf

Postagens Recentes

Deixe um Comentário