Quais as tendências de mercado para novos negócios em 2022

 em Gestão
Autor: Jorge Rocha

Iniciar um novo negócio não é uma tarefa fácil, com a constante evolução tecnológica e rápida adaptação do mercado às novas tendências, é preciso se planejar bem e saber onde investir para ter sucesso em 2022. O mercado está em constante mudança e evolução e, para aplicar uma ideia de negócio de sucesso, é preciso estar atento ao que está em alta. Com isso em mente, confira algumas das maiores tendências de mercado para o ano de 2022.

 

1- Princípios ESG

As estratégias ESG (Environmental, Social and Governance), inicialmente, eram vistas como um diferencial absoluto, onde poucas empresas aplicavam seus conceitos de maneira adequada, contudo, a tendência para os próximos anos é que sua aplicação se torne indispensável. Atualmente, empresas que adotam o ESG têm recebido prioridade em investimentos e garantido maior suporte para crescerem num mercado tão competitivo.

Quer saber mais sobre o ESG e seus impactos nas empresas? Confira um de nossos artigos:

http://prismaengenhariajr.com.br/post/3-exemplos-empresas-startups-focadas-esg

2- Home office

O modelo de home office começou a ser aplicado em massa devido à pandemia de covid-19 iniciada em 2020. Contudo, com a forte adaptação desse modelo e os bons resultados obtidos com ele, é importante ficar atento a possibilidade de aplicar, mesmo que parcialmente, o home office em seu novo negócio. Diversas empresas optaram por não voltar ao formato tradicional de trabalho, considerando algumas vantagens do home office, tais como:

  • Flexibilidade;

  • Otimização do trabalho;

  • Economia;

  • Conforto

Com isso em mente, é importante considerar se essa alternativa é aplicável ao seu negócio para tomar as melhores decisões.

3- Sucesso do cliente

A alta competitividade do mercado traz à tona outro fator chave para o sucesso de um novo negócio: o cuidado com o cliente. Pensar em formas de garantir a melhor jornada possível para o cliente dentro da sua empresa se tornou o ponto chave para concretização de vendas. Para isso, é importante tornar seu atendimento mais pessoal e personalizado, garantindo que o cliente receba a devida atenção em todos os momentos de contato com sua empresa, fazendo com que todas as suas necessidades sejam atendidas.

4- Otimização de processos

Para um novo empreendimento funcionar em sua capacidade máxima, é preciso fazer de tudo para evitar desperdícios e garantir que todos os processos ocorram da melhor maneira possível. A aplicação de metodologias e estratégias voltadas a otimização de processos não é algo novo, mas ainda não é aplicada adequadamente por todas as empresas, e isso pode ser o seu diferencial: Planejar um negócio e minimizar a chance de erros desde o início do processo.

Quer saber como começar um novo negócio de forma planejada, mapeando seus concorrentes e evitando falhas? Baixe gratuitamente nosso ebook de evte:

5- Proteção de dados

Com a constante inserção no meio online, clientes e colaboradores desejam sentir segurança ao navegar por um site ou fornecer seus dados, para isso, é importante estar atento às mudanças na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e procurar formas de se adequar a ela. Afinal, vazamento de dados podem gerar grandes prejuízos para seu negócio e trazer problemas irreparáveis. Além disso, ao fornecer segurança ao seu cliente, a ideia de confiabilidade será desenvolvida e poderá ajudar nas etapas de negociação.

Tem interesse em planejar um novo empreendimento agora mesmo e quer saber como começar? Entre em contato com a nossa equipe e faça um diagnóstico gratuito.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário