MBPF Para Diminuir os Riscos de Produção

 em Gestão
Autor: Iviny Andrade
Entenda por que o Manual de Boas Práticas é fundamental para a sua organização:
 
O Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF) é um documento obrigatório, regulamentado pela Anvisa, que todos os estabelecimentos inseridos na cadeia de produção alimentícia devem possuir. O MPBF assegura boas condições de trabalho para os colaboradores, produtos de qualidade para os consumidores, além de ajudar a empresa a se tornar o número 1 dos seus clientes!
 
Alguns pontos contidos no MPBF são fundamentais para que você ganhe a confiança dos seus clientes e consiga produzir mais, com qualidade e diminuindo os riscos de fabricação. Portanto, internalize estes aspectos antes da elaboração de um Manual de Boas Práticas e utilize-o a seu favor:
 
1. Padronize os seus processos
 
Para manter boas condições de higiene tanto no momento da limpeza do ambiente, como no preparo, armazenamento ou distribuição de alimentos, é aconselhável que exista uma padronização destas atividades.
 
Dessa forma, esquecimentos são evitados ao limpar o espaço de fabricação e um local propício à produção que está de acordo com todas as normas é garantido. Além do mais, a padronização na fabricação de alimentos torna o seu produto mais característico e minimiza erros, o que leva a uma maior fidelização de clientes.
 
Para compreender melhor os pormenores desta relação, clique aqui e entenda a importância do Procedimento Operacional Padrão para o seu negócio. A padronização não só te ajuda a obter maior qualidade do produto e da higiene do seu estabelecimento, como também auxilia em outro ponto muito importante:
 
2. Cuidado com os seus colaboradores
 
Com colaboradores engajados e felizes, a qualidade do produto se torna uma consequência. Portanto, procure manter jornadas de trabalho flexíveis ou que não sejam exaustivas, a padronização te ajuda nisso! Lembre-se: trabalhadores cansados geram mais riscos de surgirem gargalos produtivos que te impedem de avançar! Entenda melhor o que pode acontecer quando você os ignora: Conheça Melhor os Gargalos nos Processos Produtivos.
 
Posteriormente, o MBPF deve ser elaborado e deve conter a rotina de trabalho no estabelecimento, bem como detalhes sobre o ambiente de produção e etapas do processo. O Manual de Boas Práticas servirá como um guia para os seus colaboradores, por isso é tão importante a realização de etapas anteriores à sua elaboração. Ademais, ele deve ser revisado periodicamente, no mínimo anualmente, uma vez que a falta de um MBPF poderá resultar em multas para o seu estabelecimento até mesmo fechamento, sem contar que você estará sempre preparado para uma visita da Vigilância Sanitária!
 
Nós cuidamos da elaboração deste documento para o seu negócio! Ele deve ser único, intransferível, claro, e deve estar de acordo com as legislações. Para isso, a Prisma Jr. poderá te ajudar a regularizar o seu negócio não só com a elaboração do MBPF, como também em todos os passos anteriores importantes, enquanto você cuida do seu empreendimento! Clique aqui e entre em contato conosco!
Postagens Recentes

Deixe um Comentário