Pesquisa de mercado e análise de concorrentes, o que você precisa saber?
Autora: Virgínia Cruz
O ano de 2020 foi muito atípico e no quesito mercado de trabalho não foi diferente, devido a alta taxa de desemprego houve um boom nos pequenos negócios. Segundo uma pesquisa do Sebrae, o Brasil atingiu um auge no quesito de empreendedorismo, podendo chegar até um quarto da população adulta envolvida em seu negócio próprio. Por conta disso, é preciso ter mais atenção na hora de empreender.
Começar um novo negócio e se deparar com um mercado inchado, muita concorrência e uma gama pequena de clientes é tudo que um micro e/ou pequeno empreendedor não precisa. Por isso, é necessário, antes de iniciar qualquer serviço ou negócio, que haja uma pesquisa de mercado. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto:
1. Pesquisa de mercado
Visa analisar o mercado e ver se esse negócio é viável ou se necessita de algumas mudanças. Com uma pesquisa de mercado, o empreendedor conseguirá analisar dentre outros fatores a intenção de compra dos seus clientes e buscar um diferencial em relação ao seus concorrentes.
Existem duas formas de conseguir as informações utilizadas na pesquisa, que são:
-
Pesquisa primária: quando você mesmo realiza a pesquisa, coletando e analisando os dados;
-
Pesquisa secundária: quando a pesquisa é realizado por terceiros e fica disponível para quem quiser acessar. Alguns exemplos são estudos acadêmicos e relatórios realizados por empresas privadas
Ao lançar um produto ou serviço com base nessa pesquisa você sai à frente da concorrência, pois já tem em mente as necessidades do cliente, o que não fazer pois já está saturado no mercado, a análise do que já está disponível, além de ter todos esses dados com números precisos. Sendo assim, o empreendimento irá realmente ter um mercado consumidor interessante e uma menor chance de falência, devido a todas as análises já feitas anteriormente. De forma geral, essa pesquisa consiste em uma técnica usada para coletar informações de forma sistemática que é, então, interpretada e usada para tomar decisões.
2. Como saber em que momento realizar uma pesquisa de mercado?
É de extrema importância que a pesquisa de mercado seja realizada nos estados iniciais da estruturação do produto/serviço para que não seja despendido muito tempo e dinheiro em algo que precisará ser remodelado.
3. O que consigo identificar através dessa pesquisa?
A pesquisa de mercado é algo extremamente personalizável para o gosto do cliente, porém alguns fatores são de importância enorme para identificar possíveis problemas, esses são:
-
Análise do comportamento do possível cliente;
-
Como sua concorrência está posicionada;
-
Posicionamento da marca diante do cliente;
Além disso, a realização de uma pesquisa de mercado vai permitir:
-
avaliar a viabilidade de um empreendimento;
-
testar novas campanhas, produtos e serviços;
-
explorar novos nichos de mercado;
-
criar segmentos inéditos;
-
descobrir informações estratégicas;
-
otimizar processos internos da empresa;
-
elaborar estratégias mais competitivas.
A Prisma Jr. oferece soluções personalizadas para o seu cliente e pode te ajudar nesse processo, clique aqui entre em contato conosco e nossa equipe comercial retornará propondo exatamente o que você deseja para alavancar o seu negócio.