Conheça as restrições e gargalos em seu negócio

 em Gestão

   Ponto de estrangulamento, gargalo ou restrição são designações do componente que limita o desempenho ou a capacidade de todo um sistema, que se diz ter um estrangulamento. Trata-se de uma derivação metafórica do gargalo de uma garrafa, na qual a velocidade de saída do líquido é limitada pela dimensão do gargalo.

   É uma etapa com restrição, ou seja, que dificulta produtividade. Um processo possui várias etapas e em uma dessas etapas estará o gargalo. Traduzindo para a linguagem das empresas, Gargalo é aquela atividade no serviço que geralmente requer mais tempo e que tende a prolongar o seu tempo de trabalho.

   A seguir, explicaremos um pouco mais como funcionam os gargalos e como eles podem afetar o seu negócio.

 

O que acontece quando eu ignoro a existência do gargalo?

   Quando ignora o gargalo, você começa a tomar decisões sem análise. Começa a tentar melhorar o processo sem nem conhecer qual é de fato o seu problema de produtividade.

   Em uma empresa, por exemplo, poderíamos pensar que para reduzir o tempo dos serviços seria necessário apenas aumentar a equipe responsável pelo mesmo, o que é contra os princípios de produção enxuta do Lean.

Todo processo tem restrição e sempre vai ter!

  Todo processo tem gargalo e ele sempre vai existir. Todo processo possui uma etapa mais demorada, mais complexa que o restringe. E quando você trabalha para melhorar isso o gargalo apenas muda de lugar, ou seja, ele não deixa de existir.

  Por exemplo, se otimizarmos a produção de um documento do GRS Global Recycle Standard – Certifications, o gargalo pode passar a ser o contato com clientes no agendamento de capacitações, tarefa que dificilmente pode ser otimizada pela empresa.

Se sempre existirão gargalos por que eu vou trabalhar para eliminá-los?

   Essa resposta é muito simples: para ganhar mais dinheiro, ter mais tempo e conseguir fazer mais projetos simultaneamente! Isso se chama melhoria contínua do processo. Ou seja, para ter mais faturamento você precisa atender mais clientes, para atender mais clientes você precisa produzir ou entregar mais e para entregar mais e produzir mais você precisa otimizar as tarefas que são gargalo.

Gargalo é sempre ruim?

   O gargalo pode ser considerado um problema bom. O problema, no caso, é se você precisar atender mais clientes. Se você ainda não chegou nesta etapa do seu negócio, o gargalo para você não vai fazer diferença. Não vai ser algo ruim. Ele vai existir mas não vai lhe incomodar, por enquanto.

   Se estivermos rodando vários projetos simultaneamente sem problemas, significa que os gargalos existem mas ainda não são capazes de causar problemas na execução de projetos.

   Gargalos surgem naturalmente, pois, cada etapa do processo tem uma característica: uma pode ser simples, outra mais fácil, outra mais difícil e outra mais complexa. Então, o segredo de tudo é você conhecer o processo e saber onde as possíveis restrições surgirão.

Existe alguém responsável por ele?

   Não. Não existem pessoas culpadas. “Fulano demora demais”, você até poderia pensar assim. Se essa pessoa demora demais para realizar a atividade é sobre melhorias que você deve pensar. Será que a pessoa possui os equipamentos necessários? Será que precisa de treinamentos mais avançados? A tecnologia não poderia ajudá-la? Pense que o culpado é sempre o processo e não as pessoas. Em outras palavras, não existem pessoas culpadas. Os problemas e a otimização pode acontecer simplesmente com a implementação do Lean e internalizando a melhoria contínua.

Não consigo identificar quais são os meus gargalos e agora?

   Nós da Prisma Jr oferecemos aos clientes, através do serviço de Otimização de Processos uma oportunidade de ter um diagnóstico preciso do seu processo e, em conjunto, obter alternativas e soluções para atingir maior eficiência nos resultados, com redução de custos, eliminação de erros e “gargalos” e aumento de produtividade. Entre em contato para um diagnóstico gratuito e uma avaliação do seu problema com nossa equipe.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário