Pesquisa de mercado e análise de concorrentes, o que você precisa saber?

 em Gestão
Autora: Virgínia Cruz  

O ano de 2020 foi muito atípico e no quesito mercado de trabalho não foi diferente, devido a alta taxa de desemprego houve um boom nos pequenos negócios. Segundo uma pesquisa do Sebrae, o Brasil atingiu um auge no quesito de empreendedorismo, podendo chegar até um quarto da população adulta envolvida em seu negócio próprio. Por conta disso, é preciso ter mais atenção na hora de empreender.

Começar um novo negócio e se deparar com um mercado inchado, muita concorrência e uma gama pequena de clientes é tudo que um micro e/ou pequeno empreendedor não precisa. Por isso, é necessário, antes de iniciar qualquer serviço ou negócio, que haja uma pesquisa de mercado. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto:

1. Pesquisa de mercado

Visa analisar o mercado e ver se esse negócio é viável ou se necessita de algumas mudanças. Com uma pesquisa de mercado, o empreendedor conseguirá analisar dentre outros fatores a intenção de compra dos seus clientes e buscar um diferencial em relação ao seus concorrentes.

Existem duas formas de conseguir as informações utilizadas na pesquisa, que são:

  • Pesquisa primária: quando você mesmo realiza a pesquisa, coletando e analisando os dados;

  • Pesquisa secundária: quando a pesquisa é realizado por terceiros e fica disponível para quem quiser acessar. Alguns exemplos são estudos acadêmicos e relatórios realizados por empresas privadas

Ao lançar um produto ou serviço com base nessa pesquisa você sai à frente da concorrência, pois já tem em mente as necessidades do cliente, o que não fazer pois já está saturado no mercado, a análise do que já está disponível, além de ter todos esses dados com números precisos. Sendo assim, o empreendimento irá realmente ter um mercado consumidor interessante e uma menor chance de falência, devido a todas as análises já feitas anteriormente. De forma geral, essa pesquisa consiste em uma técnica usada para coletar informações de forma sistemática que é, então, interpretada e usada para tomar decisões.

2. Como saber em que momento realizar uma pesquisa de mercado?

É de extrema importância que a pesquisa de mercado seja realizada nos estados iniciais da estruturação do produto/serviço para que não seja despendido muito tempo e dinheiro em algo que precisará ser remodelado.

3. O que consigo identificar através dessa pesquisa?

A pesquisa de mercado é algo extremamente personalizável para o gosto do cliente, porém alguns fatores são de importância enorme para identificar possíveis problemas, esses são:

  • Análise do comportamento do possível cliente;

  • Como sua concorrência está posicionada;

  • Posicionamento da marca diante do cliente;

Além disso, a realização de uma pesquisa de mercado vai permitir:

  • avaliar a viabilidade de um empreendimento;

  • testar novas campanhas, produtos e serviços;

  • explorar novos nichos de mercado;

  • criar segmentos inéditos;

  • descobrir informações estratégicas;

  • otimizar processos internos da empresa;

  • elaborar estratégias mais competitivas.

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