Como aumentar o tempo de conservação da sua bebida!

 em Alimentício, Conservação

Autora: Graziela Santana

O mercado de bebidas cresceu consideravelmente nos últimos anos. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o faturamento do setor de bebidas alcoólicas mais do que duplicou de 2019 para 2021, o que mostra a alta demanda do produto. As bebidas não alcoólicas não ficam para trás, considerando que, conforme o Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) e a Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), a tendência é que este setor tenha um crescimento de 4,5% por ano.

Mas estes aumentos também significam que cada vez mais pessoas vão buscar empreender no ramo de bebidas e você, mais do que nunca, tem que buscar formas de se diferenciar! E uma das formas mais práticas de fazer isso é aumentando a durabilidade do seu produto.

Quer saber como fazer isso? Acompanhe as dicas que separamos para você!

As bebidas, assim como qualquer alimento, passam por um processo de deterioração após certo tempo, o que leva a alterações na composição e sabor, e a possíveis problemas de saúde caso ingeridas. Fatores como temperatura, luz, oxigênio, bactérias e fungos são os principais causadores desta deterioração, e por esse motivo, as dicas dadas aqui são baseadas em desacelerar estes fatores e assim, prolongar o tempo de prateleira do produto.

  1. Condições de armazenamento

De forma geral, o aumento da temperatura aumenta a velocidade com que as reações químicas de degradação ocorrem. Então, é sugerido que as condições de armazenamento do seu produto, tanto em estocagem quanto pelo consumidor, sejam em baixas temperaturas.  Além disso, não é recomendado que o produto passe por muitas variações de temperatura, visto que isso pode gerar um ambiente propício para crescimento microbiológico.

  1. Embalagem

A luz, em alguns casos, pode afetar as propriedades sensoriais da bebida. Assim, se for o caso do seu produto, é interessante que a embalagem seja pensada de modo a não permitir a passagem de luz, como ocorre na produção de cervejas.

Além disso, o material e o formato da embalagem também são importantes, pois se houver oxigênio presente no interior, podem ocorrer reações de oxidação que interferem na durabilidade.

  1. Conservantes químicos

A maneira mais conhecida e eficaz para aumentar a durabilidade de bebidas são os conservantes químicos, dado que eles conseguem evitar a proliferação de bactérias, fungos e leveduras que degradam os alimentos.

Existem muitas categorias de conservantes no mercado que podem ser aplicados, mas é preciso que sejam feitos testes para determinar o mais adequado para a sua bebida em específico.

Leia mais em: Conheça os conservantes mais usados em alimentos

Você pode se interessar por: Shelf Life – Aumente o tempo de prateleira do seu produto! (prismaengenhariajr.com)

Mas não se preocupe! Na Prisma, nós realizamos o estudo de Shelf Life completo para o seu produto. Não perca mais tempo, entre em contato conosco aqui e agende a sua visita virtual gratuita!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário