Aplicações da inteligência artificial na engenharia
Autora: Júlia Rocha
Muito se fala e se comenta hoje em dia sobre inteligência artificial de forma bastante ampla e nas mais diversas áreas. Antes de serem discutidas as suas aplicações na engenharia, é interessante que se questione, o que é a IA?
A definição deste conceito não é simples, em linhas mais gerais, Dora Kaufman, em seu livro “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?”, define como um campo do conhecimento associado à linguagem e à inteligência, à aprendizagem e à resolução de problemas, além de trazer a definição de John McCarthy: “É a ciência e a engenharia de fabricar máquinas inteligentes, especialmente programas de computador inteligentes”. Esse conceito nos permite começar a entender melhor como a IA é aplicada a engenharia, pois essa pode ser facilmente associada ao fato de na engenharia encontrarmos problemas complexos que demandam resolução.
Dito isso, no âmbito da indústria 4.0, no qual eficiência e otimização dos processos são de extrema importância, surgem cada vez mais aplicações da IA. Para tornar mais claro, podemos trazer exemplos das mais diversas aplicações da inteligência artificial na engenharia. Utilizando o machine learning e o deep learning, por exemplo, é possível por meio de algoritmos e um aprendizado iterativo, analisar dados, fazer reconhecimento de padrões e até mesmo fazer análises preditivas. Esta ferramenta surge como facilitadora na tomada de decisões e como forma de perceber detalhes que não seriam facilmente vistos com apenas uma análise humana.
Ademais, é possível comentar uma aplicação mais específica da engenharia química. Atualmente, um tópico de extrema importância é a sustentabilidade, nos processos industriais. Existe uma urgência em diminuir a emissão de CO2, gás colaborador das mudanças climáticas. Com esse objetivo, muito se pensa hoje em estratégias de captura de carbono e sua possível transformação em outros produtos para mitigar seus efeitos no meio ambiente. Nesse campo de estudo, a inteligência artificial é amplamente utilizada, recentemente foi desenvolvido um modelo de machine learning que prevê com mais precisão a capacidade térmica de materiais utilizados na captura. Esta estimativa mais precisa pode levar a uma redução de até 50% dos custos energéticos do processo, o que impacta diretamente sua viabilidade econômica, nos aproximando de uma realidade mais sustentável.
Dessa forma, percebe-se que é notável a crescente importância da inteligência artificial na engenharia e diversas são suas aplicações, estando isso fortemente atrelado às demandas por processos mais otimizados e com maior eficiência, gerando redução de custos e por consequência uma maior viabilidade. Se você acompanhou esse texto até aqui, e possui um negócio ou empresa ou pretende entrar nesse ramo, temos uma ótima notícia! Entre em contato com a Prisma, possuímos soluções em engenharia. Agende já sua avaliação gratuita!
Referências:
Visão Geral Sobre Inteligência Artificial (ufrj.br)
A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? dora kaufman
Inteligência Artificial (IA): Quais as suas aplicações na engenharia? (engenharia360.com)