Como a Padronização Transformou o McDonald’s

 em Alimentício, Gestão
McDonald’s McDonald’s

Um mercado cada vez mais competitivo exige que as empresas busquem fatores que as diferenciem da concorrência. Esse algo a mais abre as portas para uma melhor realidade financeira e gerencial – além de uma posição de destaque –, seja qual for o nicho de mercado.

A exemplo disso, no final da década de 1940, os irmãos Dick e Mac McDonald’s criaram um sistema – chamado Speedy -, que revolucionou a indústria alimentícia, acelerando as entregas aos clientes por meio da padronização de cada processo produtivo envolvido na produção dos sanduíches.
Este foi o início de um caminho de sucesso.
A história da famosa rede de fast-food McDonald’s é retratada no filme Fome de Poder (The Founder, 2017), que mostra o desenvolvimento do sistema Speedy desde o princípio.
Esse sistema consistia basicamente em criar uma melhor rotina a ser seguida pelos funcionários durante a produção, desde o atendimento ao cliente (no recolhimento do pedido), passando pela produção (melhores práticas) e finalizando na entrega. Os padrões estabelecidos nessa rotina estavam relacionados à posição de cada equipamento de acordo com a sequência de montagem, à operação das máquinas e à movimentação dos funcionários.
Tudo isso, aliado à busca incessante dos seus comandantes pelo sucesso e pela qualidade do produto, foi decisivo para que a empresa se tornasse uma referência mundial no ramo em que atua.
 
O sistema Speedy, embora tenha sido criado há cerca de 70 anos, já aplicava os princípios da padronização de processos. Ainda hoje, as grandes empresas buscam constantemente criar normas de operação por uma melhor integração dos seus processos.
Um serviço padronizado é mais limpo, mais eficiente, mais rápido e mais atrativo para os clientes. Como no caso citado, empresas que prestam serviço de alimentação, ou até mesmo de qualquer outro ramo, podem reduzir desperdícios e falhas através do estabelecimento de boas práticas para o processo produtivo, que consiste na análise para a padronização da produção.
A Prisma, por meio do serviço de Padronização de Processos, ajuda as empresas a uniformizarem a produção, realizando um estudo que busca entender todas as etapas do processo e elaborando um método dos funcionários manterem constância na produção, com o objetivo de aprimorar a experiência do cliente durante a compra e também de tornar o processo como um todo mais eficiente.
Faça uma análise do seu serviço conosco! Talvez, o que esteja faltando na sua empresa seja a compreensão que o McDonald’s teve lá atrás, quando ainda era pequeno, acerca do serviço oferecido. Juntos, podemos descobrir como a Padronização de Processos pode transformar o seu negócio.
Postagens Recentes

Deixe um Comentário