Como a Nike se tornou uma das maiores empresas esportivas com a Metodologia Lean?

 em Gestão
Autor: Pedro Clever

Sendo o maior combustível que impulsionou a empresa Toyota a ser uma das principais indústrias no ramo automotivo na década de 50, a metodologia Lean Manufacturing (ou, em português, “Manufatura Enxuta”) tem como diretriz a eliminação das atividades que não agregam valor para o processo, buscando, assim, a redução de desperdícios enquanto aumenta a produtividade e qualidade dos produtos.

A Nike, empresa criada na década de 70 e atualmente uma das maiores empresas de design e artigos esportivos, sobretudo calçados, vem mostrando na prática como a adoção da prática de produzir priorizando a alta produtividade e o uso reduzido de recursos pode alavancar o alcance dos negócios e dos seus lucros. Quer entender um pouquinho mais como a Nike aplica a metodologia Lean dentro da sua produção? Continue lendo este artigo!

A empresa esportiva fundamenta-se em 2 princípios voltados para a metodologia Lean Manufacturing: Make Today Better e Design the Future. O primeiro diz a respeito da produção enxuta em sua essência. Em outras palavras: produzir em alta qualidade sempre eliminando o máximo de desperdício. Essa ideia é tão enraizada e dissipada internamente que, desde que entram na empresa, os funcionários da Nike já são ensinados que fazem parte de um “engrenagem” e são “peças” que devem otimizar as operações.

Design the Future está totalmente associado ao quesito inovação, fato que impulsiona a Nike como líder no mercado esportivo. A empresa ainda conta com o subprincípio de criar recursos de inovação sustentável, um índice que eles usam para medir como a sustentabilidade está integrada ao portfólio e quais os impactos de suas ações.

Sendo assim, é impressionante como a Nike conseguiu fazer a junção do desenvolvimento de projetos sustentáveis e inovadores a uma metodologia enxuta. Além disso, eles fazem questão que esta concepção seja passada para todos os funcionários, criando, assim, um ambiente de trabalho em que todos os setores permanecem interligados e contribuem para o aumento da eficiência de forma conjunta.

Gostou deste case de sucesso? Então vem saber como a Nubank se tornou potência no mercado digital clicando aqui! 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário