Como desenvolver a sua marca de cosméticos?
Autora: Júlia Rocha
Diante do momento instável que o país tem vivenciado em sua economia nos últimos anos, é notável a necessidade que o brasileiro tem tido de inovar e encontrar diferentes formas de complementar sua renda. O Sebrae aponta que de cada 10 MEIs, 7 tinham emprego antes de abrir o próprio negócio. Neste âmbito, é nítido que o número de pessoas investindo em negócios e empreendendo tem crescido. Nesse sentido, uma das vertentes possíveis nessa realidade vivenciada é a abertura de uma marca de cosméticos própria, para aproveitar as oportunidades no setor é importante se atentar a alguns fatores que nós da Prisma Jr reunimos abaixo.
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Conheça o mercado
Desenvolver uma marca é algo que, à primeira vista, pode parecer complexo, no entanto, se pensada com cuidado e bem estruturada pode trazer excelentes resultados. Com esse intuito, pode-se destacar alguns passos básicos para o sucesso nesse objetivo. A princípio, é necessário conhecer o momento atual do segmento de cosméticos no mercado, fazer uma pesquisa de mercado. Ter uma boa ideia e amadurecê-la é importante, mas é extremamente necessário que se avalie a concorrência na qual estará inserido e quais seriam os diferenciais da sua marca frente às outras.
Saiba mais em: Análise de mercado: peça chave no desenvolvimento do seu produto
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Desenvolva o produto
Uma vez avaliado o cenário, é preciso focar nos produtos que serão comercializados em si. A área de cosméticos é extremamente ampla, pode se ter uma marca focada em apenas um tipo de produto ou em mais variedades, que vão desde maquiagens até produtos de cuidado com a pele. Essa questão tendo sido definida, é necessário decidir se a marca terá ou não produção própria. Nesse último caso, é preciso desenvolver uma formulação para os produtos pretendidos na teoria e depois testá-la na prática.
Ademais, feito o devido protótipo de cada cosmético pretendido, é importante que este seja testado em diversos aspectos, garantir que não causará problemas ao consumidor, como alergias, saber qual o tempo de validade e qual a melhor forma de conservação para evitar desperdícios de produção. No referente a este último eixo é importante que você compreenda os fatores que interferem na durabilidade do seu produto.
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Esteja de acordo com as normas
Por fim, outro ponto importante a se pensar é a parte prática da comercialização dos cosméticos. Devem ser averiguadas as exigências legais gerais e específicas para a atividade, tais como, registro no cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ), junta comercial e alvará de funcionamento. Além disso, em relação ao produto, todo o processo deve seguir as Boas Práticas de Fabricação estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que possui direcionamentos específicos para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.
Dessa forma, é notável que o processo de desenvolvimento da sua própria marca de cosméticos tem muitos passos nos quais são necessárias muita atenção e organização para obter o resultado esperado. Se você acompanhou esse texto até aqui, tem uma ideia ou deseja desenvolver sua marca de cosméticos, entre em contato com a Prisma clicando aqui, nós possuímos soluções de Desenvolvimento de Produto e Consultoria Personalizada que poderão te ajudar nesse processo.
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