Como desenvolver um produto sem gastar muito

 em Cosméticos, Gestão

Autora: Virginia Cruz

A Netflix, maior empresa de streaming do mundo, nada mais é do que um case de sucesso no desenvolvimento de produto. Inicialmente criada em 1997 para ser uma empresa de compra e aluguel de DVDs pelos correios, no ano de 2007, contou com o desenvolvimento de um produto que revolucionou a empresa, um streaming de vídeo, que permitia os membros assistirem, instantaneamente, aos programas de televisão e aos filmes em seus computadores pessoais.

Devido a esse Desenvolvimento de Produto, a Netflix, hoje, conta com 130 milhões de assinantes, um valor de mercado acima dos 100 bilhões de dólares e, definitivamente, com um lugar garantido na história da inovação. Assim, fica claro que desenvolver um produto é de extrema importância para ficar em conformidade com as inovações do mundo tecnológico. Além de que um novo produto gera curiosidade e atrai a atenção de um público e pode alavancar o seu negócio.

Mas como fazer isso sem um grande capital disponível? Existem alguns passos que podem ser seguidos e assim você terá a garantia de que está desenvolvendo um produto viável e de provável sucesso, tudo isso sem investimentos milionários.

1. Pensar em algo que ainda não é comercializado

Para isso existem várias técnicas que você pode aplicar com a sua equipe para que todos pensem em conjunto. Dentre elas está o brainstorming: consiste em um grupo de pessoas reunidas para utilizarem seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante.

OBS: Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda (debates e críticas não são bem vindos nesse momento), todas devem estar na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.

2. Fazer um estudo da viabilidade técnica e pesquisa de mercado do seu produto

Antes de qualquer coisa é preciso analisar se a ideia discutida no brainstorming é viável, tanto no quesito execução quanto em relação a público. Nesse momento entra o estudo de viabilidade técnica para ver toda a parte de criação (incluindo entender toda a jornada do projeto, da criação a distribuição) e execução do produto, analisando se seria interessante ou não o prosseguimento da ideia. Além disso, será interessante fazer também uma pesquisa de mercado, analisando a concorrência, adesão do público e outros fatores externos.

3. Prototipagem: validar em laboratório as hipóteses geradas no estudo

Nesse momento, caso haja uma fórmula ou receita será enviado para análise em laboratório, mais uma forma de confirmar a viabilidade do projeto.

4. Análise das características físico-químicas para checar conformidade com a legislação

Com os resultados das análises laboratoriais é feito um estudo para checar se os parâmetros estão em conformidade com a legislação vigente (o estudo da legislação é uma parte muito importante do desenvolvimento de produtos).

5. Elaboração de um manual para a fabricação do seu produto

Para compilar todas as informações tidas nos passos anteriores e haver um maior entendimento do que será o seu produto é necessária a criação de um manual. Assim, no momento de fabricação todas as informações estarão disponíveis e de fácil acesso.

Após seguir todos os passos, caso as análises tenham retorno positivo o sucesso do seu produto é garantido! Ficou em dúvida de como fazer algum desses passos ou prefere terceirizar o serviço?

A Prisma trabalha com o Desenvolvimento de Produtos. Aproveite e entre em contato para um diagnóstico gratuito.

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