Por que Uma Cultura Consolidada É Importante?

 em Gestão
Autores: Herton Araújo e Vitor Neves
Sinteticamente, existem 4 áreas em que as organizações podem se tornar únicas e superiores aos seus concorrentes.
  1. A primeira são os processos, que quando são bem definidos, proporcionam uma utilização mais efetiva dos recursos, aumento da produtividade e maior controle. Porém são facilmente copiados.
  2. A segunda área são os produtos, consequência dos processos. Portanto, requer um pouco mais de esforço, mas da mesma forma, são reproduzíveis.
  3. A terceira área possível para se diferenciar competitivamente é o seu modelo de negócio. A título de exemplo: a Uber, uma organização que oferece serviços de transporte sem possuir, necessariamente, os meios de transporte. Ou até mesmo a Airbnb, que oferece serviços de hospedagem sem possuir, necessariamente, um quarto próprio.
Nesse artigo, você aprenderá o quarto tipo de diferencial, a verdadeira singularidade das organizações, que é praticamente impossível de ser reproduzida: A Cultura Organizacional.
 
Antes de entendermos o porquê a cultura é tão importante, precisamos defini-la!
 
Quem nunca escutou que a cultura é a missão e os valores da organização? Há quem diga também, que o responsável pela cultura é a liderança, ou até mesmo, os eventos que a organização promove internamente. Na realidade, a cultura é muito mais que isso! É a essência de sua organização, englobando as políticas internas e externas. É a predisposição, ou seja, a forma como as pessoas pensam, sentem e fazem escolhas dentro do espaço de trabalho. Em suma, é um organismo vivo!
 
A cultura é acidente da história e das experiências vividas pela organização. Por conta disso é constantemente alterada, e para manter uma certa coerência na identidade, ela precisa ser CULTIVADA e MOLDADA diariamente. Para isso, existem três conceitos importantíssimos: os artefatos, os valores e os pressupostos.
  • Os artefatos são o aspecto mais visível da empresa, como as instalações, mobília e vestimenta dos funcionários. Pode não parecer muito relevante, mas espaços iluminados e confortáveis tendem a tornar as pessoas mais produtivas.
  • Os valores por sua vez são os princípios, normas e modelos importantes para a empresa, ou seja, as crenças que moldam o comportamento das pessoas.
  • Já os pressupostos são os aspectos internalizados da cultura, são as maneiras como se dão as interações entre os funcionários. A maneira de se comportar e agir.
A título de exemplo, vamos trazer um traço de cada área da cultura da Prisma- Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA:
  • Artefatos: Além da nossa vestimenta “Padrão Prisma”, obrigatória nos momentos de trabalho, na nossa sede há azulejos e quadros marcados com o nosso propósito e nossos “mandamentos”, crenças que serão explicitadas abaixo.
  • Valores: Orgulho de Ser Prisma, Resultados com Propósito, Protagonismo e Fazer Junto.
  • Pressupostos: “Comemos, vivemos e respiramos projetos”, “Cuidamos da nossa segunda casa”, “Valorizamos o Crescimento”, “Exalamos boas energias”, “Compartilhamos tudo”, “Nos preocupamos com as pessoas” e “Esse resultado é nosso!”. Esses são os nossos “7 Mandamentos” que regem todas as nossas interações.
Outro pressuposto muito interessante que ocorre ao final das nossas reuniões é o “Momento Salva de Palmas (MSP)”, em que os colaboradores reconhecem o trabalho do outro propondo um MSP.
 
Já ficou PERCEPTÍVEL a importância de uma cultura bem consolidada?
 
Uma cultura, quando bem consolidada, cria uma empresa única, tanto do ponto de vista do cliente, que após perceber a sua imagem, e ter uma experiência com a sua organização, ele consegue consolidar a identidade da mesma. Ou seja, para uma imagem alinhada com a identidade, precisa-se de uma cultura. Tanto do ponto de vista dos colaboradores, já que as pessoas buscam trabalhar com algo que tenha significado para elas, e é daí que surge um bom clima organizacional e o engajamento. Quanto aos resultados, pois uma cultura bem cultivada e moldada, é o verdadeiro diferencial competitivo de uma organização, a sua singularidade irreprodutível. E uma empresa única, é aquela que cultiva resultados únicos.
 
Diante de tudo o que foi exposto: É por isso que a Cultura Consolidada é tão importante para você!
 
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Como desenvolver um produto sem gastar muito