Desafios do hidrogênio verde

 em Ambiental

hidrogenioverde

Autor: Ruy Pedreira

Demandamos cada vez mais energia para funcionar. Segundo estimativas da Agência Internacional da Energia (AIE), publicadas no final de 2019, reiteraram um aumento da demanda global de energia entre 25 e 30 % até 2040 o que, em uma economia dependente do carvão e do petróleo, significaria mais CO2 e o agravamento das mudanças climáticas. 

No entanto, devido aos esforços para a descarbonização do planeta até 2050,ou seja, um mundo mais eficiente ,acessível e sustentável, é evidente que o processo de obtenção do hidrogênio através da rota verde de produção é um fato importante para a consolidação dessas metas. Mas afinal, o que é o hidrogênio verde? e quais as vantagens e os desafios inerentes à produção e utilização desse composto?

  •  O que é o hidrogênio verde ?

Segundo Claudio Ruggieri, professor da Poli-USP, o hidrogênio verde é uma fonte de energia obtida mediante fontes renováveis, como a energia solar ou eólica. 

O processo químico utilizado para a produção dessa fonte de energia é conhecido como eletrólise, método caracterizado por utilizar a corrente elétrica, para separar o hidrogênio do oxigênio existente na água. No presente caso a corrente elétrica seria proveniente de energia renovável, possibilitando a produção de energia sem a emissão de dióxido de carbono (CO2).

De acordo com a Agência Internacional da Energia (AIE), esse método de obtenção dessa fonte de energia pouparia 830 milhões de toneladas anuais de CO2 que se originam quando este gás é produzido por combustíveis fósseis.

Ademais, cabe pontuar que o hidrogênio verde só emite vapor de água e não deixa resíduos no ar, ao contrário do petróleo e carvão.

  • Vantagens do hidrogênio verde
  • 100% Sustentável:

Essa fonte de energia não emite gases poluentes nem durante a combustão nem durante o processo de produção.

  • Versátil:

O hidrogênio verde pode ser transformado em eletricidade ou combustíveis sintéticos e ser utilizado com finalidades comerciais, industriais ou de mobilidade.

  • Desafios para a produção do hidrogênio verde

Embora a produção do e a utilização dessa fonte de energia como combustível seja uma realidade em países como Estados Unidos, França e Alemanha, percebe-se que o Brasil ainda não conseguiu potencializar sua produção e ser um dos pioneiros nessa produção sustentável, ressaltando-se os seguintes desafios para a produção da fonte de energia;

  • Maior gasto de energia:

Devido ao processo de eletrólise, a produção do hidrogênio verde em particular requer mais energia que outros combustíveis.

  • Custo mais alto:

A energia procedente de fontes renováveis, fundamentais para gerar esse tipo de fonte de energia através da eletrólise, é mais cara de gerar, o que, por sua vez, torna mais cara a obtenção do hidrogênio. Felizmente, o Brasil é um país com grande potencial, pois temos uma matriz energética renovável bastante consolidada, o que implicaria um menor custo na produção da fonte de energia.

  • Atenção com a segurança :

O hidrogênio é um elemento muito volátil e inflamável, exigindo requisitos de segurança elevados para evitar fugas e explosões.

  • Investimento em Pesquisa:

Esse desafio é voltado para o nosso país, pois embora, já haja algumas iniciativas e modelos implementados, temos um enorme potencial natural e necessitamos realizar investimentos em pesquisas para desenvolvermos tecnologias mais acessíveis e popularizarmos esse tipo de fonte de energia.

 

Diante das vantagens destacadas, é visível que o hidrogênio verde é uma fonte energética que possibilita muitas vantagens no cenário ambiental. A Prisma Jr oferece o serviço de Desenvolvimento de Produtos e também solução exclusiva voltada para o Estudo de Viabilidade, entre em contato com a nossa equipe aqui e faça já o diagnóstico gratuito do seu negócio!

 

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

https://www.ecycle.com.br/hidrogenio-verde/, Acesso em 01/10/2022

 

https://www.cnnbrasil.com.br/business/entenda-como-o-hidrogenio-verde-pode-ser-usado-como-fonte-de-energia-renovavel/, Acesso em 01/10/2022

 

https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/hidrogenio-verde, Acesso em 01/10/2022

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

resíduosfitorremediaçao