Diminua o desperdício e aumente o lucro

 em Gestão
Autor: Davi Lacerda
A crise causada pelo coronavírus tem trazido muitos anseios e prejuízos para as micro, pequenas e médias empresas. Mas calma, traremos algumas dicas a seguir que poderão ajudar sua empresa a superar a crise!!
Você já pode ter percebido que algumas empresas nesse momento de crise estão se saindo muito bem e contornando muito bem essa situação. Daí você se pergunta, ‘’O que eles têm que minha empresa precisa ter também’’. A resposta para isso é muito simples: Pense de forma enxuta!
 
No cenário da revolução digital, muitas empresas tradicionais vêm perdendo espaço para empresas que possuem um modelo de negócio disruptivo, ou seja, que usam da inovação a favor do seu negócio, as organizações exponenciais. Assim, em um cenário de crise causada pelo COVID-19, torna-se mais emergencial ainda que as empresas se apropriem da inovação para dar a melhor solução para o mercado.
 
Com um entendimento de que as coisas atualmente são muito rápidas e tudo se desenvolve de forma exponencial, utilizar-se da teoria do Lean Startup de Eric Ries é muito valioso na hora de evitar desperdícios de tempo e prejuízos financeiros, quando se trata de propor uma solução para o mercado ou uma estratégia em seu negócio. Dito isso, traremos algumas dicas de como diminuir desperdícios e, consequentemente, aumentar seu lucro:
 
1-Foco no cliente:
Os clientes de fato são os maiores patrimônios das empresas e, por isso, é de fundamental importância encontrar o que a sua empresa pode fazer para proporcionar a melhor solução para a dor do cliente num determinado mercado.
 
2- MVP (em Português, Mínimo Produto Viável)
Agora que você já entendeu a dor do cliente e o mercado em questão, precisa partir para ação. O foco aqui é evitar perdas de capital e tempo. Sua empresa precisa focar na construção de um produto que contenha apenas as funções necessárias para que ele cumpra seu papel para o qual foi planejado. Depois desse passo, teste seu produto no mercado!
 
3- Medição
Após criar e testar o produto no mercado, sua empresa precisa medir os resultados trazidos a partir disso. Nesse momento, sua negócio precisa de métricas úteis para o crescimento, que de fato mostrem se sua estratégia está dando resultado, ou seja, evite métricas de vaidade.
 
4- Aprenda ‘’A única maneira de vencer é aprender mais rápido do que qualquer outro’’
‘’Erre rápido e aprenda rápido’’. Nesse momento, o ideal é analisar criticamente os dados obtidos a partir das métricas, aprimorar seu produto e enviá-lo novamente para testes no mercado e, assim, sucessivamente de forma a entrar num ciclo de melhoria contínua.
 
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