3 Erros no Gerenciamento de Empresas na Quarentena

 em Gestão, Industrial
Autora: Andressa Improta
1. Parar completamente
Evidentemente, alguns modelos de negócios apresentam maior dificuldade de funcionar de forma remota do que outros. Então, nesse momento observamos muitos exemplos de organizações se reinventando, projetos sendo adaptados para modelos remotos; lojas vendem por redes sociais com frete grátis ou para retirada após o final da quarentena; restaurantes e pizzarias focam no delivery, etc.
Assim, o primeiro passo é se perguntar: há alguma possibilidade de rodar de forma remota? Se sim, trace uma estratégia de vendas, mas mesmo que a resposta seja não, é importante não deixar a empresa parar completamente, se deve aproveitar esse tempo de forma produtiva e há muito o que pode ser feito:
 
  • Maturar e fidelizar clientes: Se para a sua empresa a realização de projetos ou prestação de serviços não é possível de forma remota, é o momento para focar na maturação ou fidelização de clientes. Com a quarentena, a adesão à produção de conteúdo deve ser maior, então é inteligente construir uma estratégia voltada em produção de conteúdo e fortalecimento de páginas em redes sociais, como instagram, facebook e linkedin por exemplo, objetivando maturar clientes no seu funil para a posterior realização da venda.
  • Padronizar e otimizar processos: Se no modelo de negócios da sua empresa ainda é possível estar realizando projetos ou prestando serviços é de suma importância prezar pela otimização de processos visando a redução de custos neste momento. Assim, analise a possibilidade de estar padronizando os processos realizados na sua empresa para evitar prejuízos. Além disso, também pode ser o momento para trabalhar junto com a sua equipe a gestão operacional interna da sua organização, visando a otimização.
 
2. Não focar em constância de produtividade
 
Nesse momento o risco de perda de engajamento e produtividade são altos, então é inteligente desenvolver estratégias adequadas à cultura da sua empresa para evitar esse tipo de problema. Abaixo, alguma das principais estratégias utilizadas no ambiente empresarial para este fim:
 
  • Gamificação: Dependendo do modelo de negócios da sua organização, o reconhecimento de membros baseado em gamificação é uma estratégia interessante para incentivar a realização de atividades e promover constância de estímulos em comportamentos estratégicos. Nesse modelo, é importante que seus colaboradores consigam se enxergar no jogo e que se incentive uma competição saudável na empresa. Se desejar aprofundar seu conhecimento, clique aqui e baixe um ebook gratuito e completo sobre gamificação na prática.
 
  • Scrum para gestão: O Scrum é uma metodologia que visa o gerenciamento ágil de projetos. Contudo, é possível adaptá-lo para a gerir a produtividade de seus membros! Uma das propostas do Scrum é a realização do Daily scrum meeting, em que toda a equipe se reúne diariamente para que cada membro responda:
 
– O que eu fiz ontem? – O que eu vou fazer hoje? – O que está me impedindo de fazer alguma coisa – Feedbacks (sugestão nossa)
 
Assim, você terá um maior acompanhamento das atividades do seu time e conseguirá gerenciar melhor a produtividade da sua equipe. Se desejar aprofundar mais seu conhecimento acerca da metodologia Scrum, recomendamos enfaticamente o livro de Jeff Sutherland: Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo.
 
  • Foco na formação de time: Para manter seus membros motivados em tempos de quarentena, é inteligente resgatar com constância o propósito e cultura da sua empresa. Contudo, somente uma boa formação de time é capaz de manter o engajamento e produtividade da sua equipe a longo prazo. É possível que este seja o momento ideal para que você foque no seu time e busque construir um ambiente amigável de produtividade na sua empresa. Para quem ocupa ou deseja ocupar cargos de liderança, recomendo como leitura obrigatória os seguintes livros: “Os 5 desafios das equipes. Uma fábula sobre liderança” de Patrick Lencioni e “O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança” de James C. Hunter. Ambos encontrados facilmente na internet em formato pdf.
 
3. Encarar a quarentena como home office
 
Exato. Quarentena não é home office. No modelo de home office comum os membros da empresa conseguem levar uma vida normal, com momentos de lazer ao redor de pessoas próximas. Contudo, no completo isolamento característico da quarentena, as pessoas tendem a ficar mais suscetíveis ao desenvolvimento ou agravamento de transtornos mentais, como ansiedade e quadros depressivos. Assim, é de suma importância refletirmos sobre a sua responsabilidade enquanto ser humano com seus colegas e também o compromisso que assumimos neste momento para cuidarmos uns dos outros!
 
  • Rotina de bem estar: Uma das principais estratégias para o cuidado com a saúde mental é construir uma rotina durante a quarentena que seja parecida com a do dia a dia. Então, acordar no horário habitual, tomar banho, tirar o pijama, preparar um ambiente de trabalho que estimule a produtividade e manter horários fixos de reuniões são medidas essenciais nesse período.

 

  • Comunicação e interação: Este pode ser o momento ideal para buscar fortalecer a comunicação estratégica da sua empresa e estreitar laços entre os membros. Assim, fortalecer o grupo do whatsapp e desenvolver um instagram interno, em que informações são veiculadas de forma mais dinâmica e informal são estratégias interessantes para aumentar a conexão na empresa. Além disso, é interessante promover momentos de descontração entre os membros da empresa, como jogos online, para aumentar a interação e diminuir um pouco da sensação de solidão que o isolamento social pode provocar. Se está buscando fortalecer a comunicação interna sua empresa durante este período indicamos este ebook.

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