Gerenciando a qualidade e segurança dos cosméticos
Autora: Eduarda Falcão
Nos últimos anos, a indústria de cosméticos tem crescido significativamente, impulsionada por inovações em produtos, aumento da demanda por cuidados pessoais e beleza, e a popularidade de cosméticos naturais e orgânicos. No entanto, esse crescimento exige rigorosos controles de qualidade para evitar riscos microbiológicos, como contaminações por bactérias e fungos, que podem ocorrer porque os produtos cosméticos servem como substratos e contêm nutrientes como água, vitaminas e lipídios, proporcionando um ambiente ideal para o crescimento e proliferação desses organismos.
Implementar boas práticas de fabricação, realizar testes de qualidade e seguir regulamentações competentes à ANVISA, no Brasil, são essenciais para garantir a segurança dos produtos e proteger os consumidores. Para tal, substâncias conservantes são empregadas, mantendo a carga microbiana dentro dos padrões estabelecidos. Apesar dos conservantes e das boas práticas de fabricação, a contaminação pode ocorrer durante a manipulação, armazenamento ou uso pelo consumidor.
Para melhor entender, é relevante relembrar o caso ocorrido em 2021, onde a ANVISA, sendo responsável pelo monitoramento pós comercialização, emitiu um alerta à respeito da empresa Laboratórios Pierre Fabre do Brasil para o recolhimento de lote do produto Darrow Suavié Sabonete Líquido Dermatológico alegando que a empresa constatou alteração na coloração de alguns produtos e, em seguida, as análises laboratoriais constaram a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa fora dos limites especificados na Resolução nº 481/1999. E a recomendação foi que os consumidores que possuíam unidades do lote especificado deveriam suspender a utilização e entrar em contato com a empresa.
A detecção de microrganismos nos produtos cosméticos indicam falhas no processamento que podem ocorrer desde a aquisição da matéria prima até a apresentação do produto no comércio. Esses achados evidenciam a necessidade da garantia da qualidade microbiológica das embalagens e nas fases do processamento do produto por parte da indústria, bem como atenção do consumidor no momento da aquisição em relação ao aspecto visual e ao prazo de validade estabelecido pelo fabricante, cabendo também à empresa uma rotulagem clara e completa.
Embora presentes no ambiente, alguns fungos em cosméticos podem prejudicar a saúde, e, mesmo a pele sendo uma barreira natural devido ao seu pH e seus componentes lipídicos, os quais promovem a inibição de diferentes microrganismos de sua microbiota autóctone, alguns fungos e bactérias podem penetrar através de lesões na pele principalmente de indivíduos imunossuprimidos. A legislação brasileira exige que os cosméticos atendam a padrões microbiológicos e sigam boas práticas de fabricação. Fungos e bactérias em grandes quantidades nas fórmulas podem causar danos à pele, especialmente em áreas lesionadas, e comprometer a estabilidade do produto.
A indústria de cosméticos assume o compromisso fundamental de garantir a segurança de seus produtos para o uso humano. Essa jornada de avaliação envolve diversos métodos:
- Testes In Vitro: Realizados em células ou tecidos em laboratório para avaliar toxicidade, irritação e potencial corrosivo sem o uso de animais.
- Testes In Vivo: Quando necessários, realizados em animais ou voluntários para avaliar irritação, sensibilização da pele e toxicidade geral
- Estudos de Irritação e Sensibilização da Pele: Testes específicos para verificar a irritação e reações alérgicas na pele, utilizando testes de patch e estudos de uso prolongado.
- Avaliação de Alergenicidade: Identificação de potenciais alérgenos através de testes específicos e monitoramento de reações adversas em usuários.
A avaliação da segurança dos cosméticos é um processo contínuo que exige investimento e compromisso com a saúde e o bem-estar dos consumidores.
Investir na qualidade e segurança dos cosméticos é investir no futuro da sua empresa. Ao adotar melhores práticas de gestão, você garante produtos confiáveis que conquistam a confiança dos consumidores, impulsionam o sucesso do negócio e contribuem para um mercado mais responsável e sustentável.
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Referencias:
http://antigo.anvisa.gov.br/alertas?tagsName=cosmetovigil%C3%A2ncia#