Gestão de qualidade em projetos de engenharia

 em Gestão, Industrial

 

Autora: Alice Sá 

A gestão da qualidade é fundamental em projetos de engenharia,  mas afinal o que significa isso?

Primeiro, é importante entender o conceito de qualidade. Para a NBR ISO 9000: “A qualidade é um conjunto de características inerentes (propriedades diferenciadoras) que satisfaz aos requisitos (necessidades ou expectativas que são expressas, geralmente, de forma implícita ou obrigatória)”, ou seja, qualidade é a medida de quanto um projeto atende aos requisitos especificados no escopo que, por sua vez, são características que o produto resultante de um projeto precisa ter para atender às expectativas e necessidades do cliente. 

Assim, um projeto de alta qualidade é aquele que apresenta nenhum ou poucos defeitos e satisfaz as necessidades do cliente. Porém, se a solução cumprir com todos os requisitos, mas o cliente não ficar satisfeito com o modo com que o projeto foi conduzido? Pode-se afirmar que houve um desvio na qualidade. Por isso, é essencial a presença da gestão de qualidade nos projetos.

Assim, a gestão de qualidade é uma estratégia de busca contínua por elevados padrões, visando melhorar o desempenho das pessoas, dos processos e dos produtos. Seu objetivo é garantir que o produto ou serviço entregue seja realmente aquilo que o cliente pediu e, dessa forma, consiga atender às expectativas e necessidades dele. 

É importante destacar que o foco da gestão de qualidade deve ser sempre a prevenção, ao invés da correção. Por esse motivo, é muito importante que as etapas de uma gestão de qualidade englobem todos os aspectos do projeto, desde o planejamento até mesmo a logística e a execução do mesmo. Qualquer falha em alguma dessas etapas é considerado um desvio de qualidade, e necessita de análise para que a gestão seja feita de uma forma mais efetiva.

A gestão de qualidade envolve uma série de práticas e ferramentas que, quando implementadas corretamente, levam a resultados de alta qualidade e contribuem para a melhoria contínua da organização. Para tanto, são utilizadas um conjunto de ferramentas para planejar, gerenciar e controlar os requisitos de qualidade do projeto.

Dessa forma, a gestão de qualidade tem três pilares principais, são eles:

  • Planejamento da qualidade: é o primeiro passo para uma gestão eficaz, sendo essencial para alinhar os objetivos do projeto
  • Controle da qualidade: envolve a definição de padrões de qualidade e a identificação de processos necessários para atingi-los, assim garante que os processos estão sendo feitos conforme planejado
  • Melhoria contínua: se concentra na otimização de processos e na redução de desperdícios, envolvendo a análise de dados de desempenho e a implementação de melhorias para aumentar a eficiência e a eficácia do projeto

Assim, implementar uma boa gestão de qualidade em um projeto garantirá que os projetos futuros também sejam realizados da melhor maneira possível, além de contribuir para uma otimização de todas as etapas, reduzindo custos por falhas e aumentando a satisfação dos clientes. 

Além dessas vantagens, a legislação é rigorosa para garantir que certos padrões de qualidade sejam seguidos. Nas indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética e de dispositivos médicos, por exemplo, existem as Boas Práticas de Fabricação, que servem para garantir que os padrões de qualidade exigidos sejam seguidos. O intuito é minimizar erros e falhas que possam prejudicar o processo e/ou contaminar o produto final, ou seja um Manual de Boas Práticas de Fabricação pode ser o ponto de partida para seu negócio implementar uma gestão de qualidade.

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Referências:

https://procenge.com.br/blog/importancia-da-gestao-de-qualidade/#:~:text=Conceito%20de%20gest%C3%A3o%20de%20qualidade,que%20s%C3%A3o%20aplicadas%20%C3%A0%20empresa

http://univasf.edu.br/~anacristina.silva/disciplinas/IE/EngenhariadaQualidade.pdf

https://www.proj4.me/blog/gerenciamento-da-qualidade-em-projetos 

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