O impacto do coronavírus no meio empresarial

 em Gestão
Autor: Lucas Vieira
Você já deve estar cansado de ouvir falar em ‘coronavírus’, certo? Esse é o tema do momento em todo tipo de veículo de mídia e isso se deve aos seus grandes impactos em toda a estrutura global. Ao final deste artigo, você entenderá como essa pandemia está afetando o meio empresarial e a economia mundial. Veja os dois principais pontos sobre o assunto:
 
1. CHOQUE PARA AS GRANDES EMPRESAS
 
O grande sistema empresarial e econômico atual depende muito da comunicação constante entre líderes das grandes multinacionais ou microempresas que tenham influência na produção mundial. Com isso, o novo CoVid-19, que se destaca pela alta taxa de transmissão, já vem impactando a rotina empresarial há algumas semanas.
 
Com a propagação da nova pandemia, gigantes marcas como a MC Donald’s e Starbucks fecharam – em janeiro de 2020 – lojas nos centros epidêmicos na China. Em fevereiro, a Apple também anunciou que o fornecimento de iPhone ficaria restrito. A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) reduziu a expectativa de crescimento da economia mundial de 2,9% para 2,4%. Nesta terça (24), o Comitê Olímpico Internacional (COI) adiou as Olimpíadas de Tóquio para 2021. Conheça mais empresas que estão passando por situações problemáticas devido ao cenário pandêmico.
 
Essas situações chocantes revelam o porquê do temor pelo futuro, além de impactarem diretamente na Engenharia e Indústria, consequentemente no mercado consumidor, e assim por diante.
 
O gráfico abaixo, publicado em 05 de março de 2020, pertencente a uma pesquisa feita pela corretora brasileira XP investimentos, mostra como esse impacto tem sido ultimamente. Também, foi visto na pesquisa que as instituições mais afetadas tem sido, por enquanto, as grandes empresas. Espera-se que, do momento da publicação deste artigo até um futuro bem próximo, os números tendam a piorar em vários quesitos.
2. ROTINA EMPRESARIAL E SEUS IMPACTOS
 
Quanto ao dia a dia das empresas, sejam elas sêniores ou juniores, a grande questão é que o novo vírus afeta, principalmente, na produtividade das instituições. Abaixo, são listados os principais tópicos de situações negativas que o mais novo vírus vem causando:
 
  1. Atraso nas entregas dos projetos (para empresas de consultoria como a Prisma);
  2. Redução do número de clientes interessados;
  3. Dificuldades com a logística e execução do projeto;
  4. Redução nos lucros da empresa.
 
Com a situação atual de emergência, a recomendação é que muitos funcionários trabalhem em casa, através do home-office. Porém, percebe-se que essa é uma medida paliativa e que traz certos prejuízos para a organização, como maiores dificuldades na comunicação ou cancelamento de eventos pré-organizados.
 
Sendo assim, atividades simples como reuniões presenciais, estar na sede de trabalho em contato com os membros e discussões em grupo necessitam ser evitadas ou canceladas a fim de prezar pela saúde de todos.
 
Este é um momento de muita cautela de toda a população, visando evitar picos de transmissão para que o controle sobre a doença seja maior, trazendo esperanças de se ter soluções para os inúmeros problemas recém-formados dentro do meio empresarial, econômico e diversos setores.
 
Infelizmente, o nome ‘coronavírus’ ainda deve continuar sendo o assunto das próximas semanas! Gostou deste artigo? Recomende a seus amigos e familiares sobre esse tema importantíssimo, que tem impacto direto sobre você que está lendo!
 
NOTA DE PESAR: Até o momento da publicação deste artigo, foram registrados 2.201 casos e 46 mortes no Brasil, além de mais de 17.000 mortes ao redor do mundo. Prestamos solidariedade a essas vidas!
Postagens Recentes

Deixe um Comentário