O poder do estudo de viabilidade: Transformando ideias em empreendimentos
Autora: Késia Dias
O desejo de todo empreendedor é que seu negócio seja bem sucedido, mas a estrada para o sucesso é longa e todo o processo deve ser transparente e bem estruturado. O planejamento é essencial para qualquer projeto, então pesquisar e programar-se é indispensável para que as ideias se tornem completas e assertivas através de decisões e ações estratégicas que potencializam os resultados daquele empreendimento. O Estudo de Viabilidade vem para contemplar o que foi exposto acima e é necessário para todos os gestores que desejam ter um melhor direcionamento para desenvolver as suas ideias.
Um estudo realizado pela CB Insights analisou mais de cem empresas que faliram e apontou as principais causas de fracassos de pequenas empresas, o principal motivo foi não satisfazer as necessidades reais do mercado. A falta de preparo em momentos de crise também se destacou como um fator significativo, para obter maiores informações referente a este tópico, clique aqui. Partindo da premissa de que prevenir é melhor que remediar, o estudo de viabilidade existe para evitar que a ideia seja mal aproveitada causando prejuízos e frustrações para o gestor. Com esse estudo é possível investir de forma segura, já que através dele se conhecerá as demandas e as barreiras que provavelmente o negócio terá que enfrentar para traçar as estratégias adequadas que levarão a empresa a alcançar, e superar, as expectativas.
Um bom estudo de viabilidade envolve vários pontos de vista e é feito em três dimensões: viabilidade de mercado, viabilidade econômica e viabilidade técnica. Com a viabilidade de mercado duas coisas são mapeadas, a primeira é a existência da demanda para o produto/serviço, ou seja, quantos e quais seriam os potenciais clientes, e em segundo é feito o levantamento de informações sobre a concorrência, direta e indireta, do nicho em que a empresa quer se inserir. Na viabilidade econômica e financeira é possível identificar, através de métricas e indicadores, se aquele negócio será sustentável a curto, médio e longo prazo, já que o foco dessa etapa é saber se uma demanda será suprida e rentável. Por último tem-se a etapa em que a empresa poderá visualizar se a equipe é capaz de desenvolver o produto ou entregar o serviço, já que na viabilidade técnica toda a jornada de uso do produto é traçada e então é analisado se com a tecnologia e materiais disponíveis será possível desenvolver e sustentar aquela ideia. Nós da Prisma Jr, oferecemos um estudo de viabilidade que contempla as três dimensões citadas anteriormente. Saiba mais clicando sobre nosso EVTE clicando aqui!
De acordo com o SEBRAE, a taxa média de falência de uma empresa após cinco anos de atividade ultrapassa os 30% e dentre as razões para isso ter acontecido estão: a falta conhecimento de aspectos relevantes do mercado em que se está inserido e também a baixa procura por iniciativas para aperfeiçoar o seu negócio.
Então se você é um gestor verdadeiramente preocupado com a transformação das suas ideias em empreendimentos bem sucedidos e também deseja investir de forma segura para se precaver sobre os aspectos que podem influenciar os lucros da sua organização, a Prisma, que tem auxiliado no sucesso de várias empresas há mais de 20 anos, tem a solução que está procurando. Não perca tempo e comece hoje a planejar o sucesso e o futuro da sua empresa. Entre em contato com nossa central, fale conosco!
Referências:
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-taxa-de-sobrevivencia-das-empresas-no-brasil,d5147a3a415f5810VgnVCM1000001b00320aRCRD
https://evolvemvp.com/o-que-e-estudo-de-viabilidad
https://forbes.com.br/principal/2019/05/10-principais-causas-de-fracasso-de-pequenas-empresas/