Os Biomarcadores e suas aplicações

 em Sem categoria

Os Biomarcadores e suas aplicações

Autora: Késia Dias

Que a engenharia química é uma área de fácil adaptação é algo que já sabemos, assim como sabemos que muitas são as possibilidades de atuação desse profissional. E dentre essas áreas temos a da saúde, onde muitos dos conhecimentos desse profissional podem ser aplicados. Uma das muitas aplicações do conhecimento do engenheiro químico na saúde está no uso e aplicação dos biomarcadores, também conhecidos como marcadores biológicos e são definidos como entidades que podem ser medidas através de experimentos e indicam a ocorrência de uma determinada função, seja normal ou patológica, de um organismo ou resposta a um agente farmacológico.

Biomarcadores de diversos tipos têm sido utilizados há muito tempo por diversos tipos profissionais das mais diversas profissões, para estudar as doenças humanas e por isso, ao longo do tempo, o conceito dessa ferramenta foi sendo aprimorada para melhorar a sua aplicabilidade. No ano de 2003, a definição de marcador biológico foi expandida para incluir características que podem ser mensuradas objetivamente e avaliadas como indicadores de processos biológicos, processos patogênicos ou respostas farmacológicas a intervenções terapêuticas. 

Os Biomarcadores podem ser classificados em diversos tipos, como: fisiológicos, físicos, histológicos e anatômicos. Podem ser usados de várias formas, dentre elas: a prática clínica (para diagnóstico ou identificação de riscos de doenças), no auxílio da estagnação de determinadas doenças, permitindo que a mesma não venha progredir e levar o paciente a óbito, e também pode usar usado para o previsão de prognósticos e/ou designar um determinado tratamento onde os efeitos secundários sejam menos prováveis de ocorrer. 

Quando se trata do desenvolvimento de fármacos, os biomarcadores são úteis em várias coisas, como avaliar o funcionamento do medicamento, bem como a sua dose mais eficaz, determinando o seu nível de segurança e identificando grupos onde o tratamento utilizando aquele medicamento vai ser benéfico. No caso de doenças crônicas, em que os doentes precisam de tratamento por um período de tempo prolongado, a precisão do diagnóstico é extremamente necessária e importante, justamente pelos efeitos secundários serem frequentes e severos. Exemplos dessas doenças são a artrite reumatóide e a doença de Alzheimer, que em suas fases iniciais são possuem sintomas ou então são sintomas muito inespecíficos. A utilização dos biomarcadores é muito importante pois permitirá uma atuação terapêutica imediata ou poderá evitar e/ou retardar as manifestações mais graves dessas patologias. 

Essa ferramenta é uma das expectativas e promessas da medicina de precisão e nos próximos anos trará, sem dúvidas, descobertas importantes e, por mais que o processo seja longo, ele é extremamente necessário e por isso todos os profissionais envolvidos nele devem estar buscando e incentivando cada vez mais o avanço da ciência.

 

Referências: 

Acesso em 20/05:

https://blog.varsomics.com/biomarcador-a-promessa-da-medicina-de-precisao/

https://www.corporate.roche.pt/pt/inovacao-e-desenvolvimento0/ensaios-clinicos/ensaios-clinicos-para-profissionais-de-saude/o-que-sao-biomarcadores-.html

Postagens Recentes

Deixe um Comentário