Otimização de processos na indústria petroquímica
Autor: Danillo Ferreira Costa
A indústria petroquímica é imprescindível para o mundo contemporâneo, pois é responsável pela fabricação de uma variedade de produtos derivados do petróleo, aplicáveis desde os automóveis até os alimentos consumidos diariamente, passando por gasolina, querosene, óleo diesel, óleos lubrificantes, plásticos e fertilizantes que impulsionam o setor agrícola. Esta indústria que abrange uma ampla cadeia de produtos é constituída por muitos processos físicos, como filtração e decantação, e por etapas de refino, com separação das frações e obtenção dos derivados por meio da destilação sob pressão e a vácuo.
Tendo em vista a importância da indústria petroquímica para diferentes setores da economia e considerando a diversidade de etapas que envolvem a produção dos inúmeros derivados da matéria-prima, torna-se necessário buscar a otimização dos processos para minimizar perdas, maximizar lucros, gerar valor para os petroquímicos e movimentar o mercado produtivo. Como são muitos os produtos e os processos, as melhorias e adaptações à produção ocorrem frequentemente, de acordo com os objetivos do produtor. A seguir, serão apresentados alguns avanços obtidos nos últimos anos.
Um dos fatores que mais tem colaborado para as mudanças na indústria do petróleo é a preocupação com a sustentabilidade. Por isso, e por aspectos econômicos, o aumento da eficiência na captação dessa matéria-prima é uma prioridade e os resultados recentes são significativos. Com a evolução tecnológica, os poços conseguem produzir petróleo com mais rapidez e é possível detectar as reservas com maior precisão. Além disso, há investimento em poços de alta pressão, que têm a capacidade de acessar regiões de maior profundidade.
Outro aspecto relevante para aumentar a sustentabilidade dos processos e a competitividade dos produtores é a racionalização de utilidades, como água, vapor e energia elétrica. Trabalhos recentes propõem a adoção de sistemas de cogeração com a aplicação de modelos de otimização, para alcançar um equilíbrio entre o uso de energia térmica e energia de potência, minimizando assim os custos com geração de vapor em empresas petroquímicas em até 7%, conforme pesquisa feita pela LUME
Ademais, grandes empresas têm aderido a infraestruturas de dados avançadas, que permitem o acompanhamento de variáveis críticas do processo e a análise de indicadores em tempo real, garantindo eficiência nas operações. É o caso da Braskem, empresa petroquímica global, que utiliza um acompanhamento visual estruturado, possível devido ao desenvolvimento de uma infraestrutura a partir de um software adequado, que permite uma maior qualidade na rotina de análises.
Sendo assim, os caminhos e oportunidades para a otimização de processos na indústria petroquímica são vastos e vantajosos, pois vão de acordo aos anseios das empresas por uma produção mais eficiente, sustentável e lucrativa. Por isso, é preciso estar atento às mudanças frequentes no processo de captação e refino do petróleo e às novas tecnologias criadas com este intuito. Recentemente, com os progressos obtidos com a inteligência artificial, este setor também tem sido impactado. Resta então aguardar os próximos passos.
Gostou do conteúdo e tem interesse nos avanços do setor industrial? Acesse o blog da Prisma!
Referências:
https://www.bnb.gov.br/s482-dspace/bitstream/123456789/955/3/2021_CDS_186.pdf
https://www.superfinishing.com.br/pb/seo/os-avancos-da-industria-petrolifera-nos-ultimos-anos/