Autora: Mariana Conceição
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a estimativa é que ocorra um avanço de 4,3% no faturamento do comércio em relação ao mesmo período do ano passado, em todo território brasileiro, ou seja, a expectativa é que as vendas do Natal de 2021 movimentem R$ 34,3 bilhões no comércio varejista. Tendo isso em vista, a Otimização de Processos serve para potencializar os resultados das empresas neste final de ano, uma vez que garante que os estabelecimentos estejam preparados para atender a demanda crescente desse período.
Essa técnica pode ser desenvolvida em qualquer empresa que almeja atingir o máximo de produtividade. Com um melhor entendimento dos procedimentos existentes no estabelecimento economiza-se tempo e o lucro é maximizado, já que, os desperdícios identificados podem se tornar lucro para o empreendedor.
Inicialmente, é feito um mapeamento dos processos, por intermédio do estudo das atividades desempenhadas, além da identificação de entradas e saídas. Posterior a isso, as falhas que afetam a produtividade são reconhecidas, nessa etapa, é crucial conseguir apontar as raízes delas e o que pode ser feito para melhorar o processo. Com isso, pode-se eliminar etapas desnecessárias e instituir melhorias na utilização de recursos para formalização do novo método.
Abaixo serão listados alguns pontos que são essenciais para aumentar o lucro com a Otimização de Processos:
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Uso de tecnologia
Através da otimização, consegue-se descobrir formas de automatizar tarefas operacionais por meio de softwares. A utilização de tecnologia torna viável o aumento de produtividade da equipe e a qualidade dos resultados da empresa, pois ocorre uma melhora no acompanhamento dos processos, tal como, tarefas rotineiras e a gestão do empreendimento conseguem ser automatizados.
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Gestão de estoque
Fazer uma gestão de estoque eficiente garante que não ocorram desperdícios, pois os produtos de maior saída e é reduzido os custos com aqueles que não vendem. Em negócios que trabalham com produtos perecíveis, realizar o controle de estoque é ainda mais necessário.
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Pesquisas de mercado
Pesquisas de mercado são pontos – chave para agregar valor ao serviço, já que mostra preocupação com as necessidades específicas dos clientes e oferece um serviço personalizado. Sendo assim, atrai-se mais clientes e aumenta a taxa de fidelização e o número de serviços vendidos para um mesmo cliente.
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Capacitação de funcionários
Investir em treinamentos para os funcionários torna-os mais capacitados para a venda dos produtos e assuntos intrínsecos a cada setor da empresa, diminui o problema com retrabalho e a execução de tarefas fica mais assertiva, além de aumentar a margem de lucro com essa ação, os funcionários se sentem mais competentes e valorizados.
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