3 Cases de logística reversa de empresas famosas

 em Gestão

Autor: Jorge Rocha

A logística reversa é um dos programas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que consiste em um conjunto de medidas que visa reduzir o impacto ambiental causado pelo setor empresarial, por meio da coleta e destinação adequada de materiais resultantes de alguma etapa do processo produtivo.

Com a utilização dessa estratégia, muitas empresas têm reduzido seus gastos, além de fortalecerem sua imagem em relação à sustentabilidade, assunto este que é uma prioridade no atual cenário econômico mundial. Quer conhecer algumas dessas empresas e saber o que elas fazem? Confira o conteúdo abaixo:

1. McDonald’s

A primeira delas é a mundialmente conhecida rede de fast food McDonald’s. Para obter um descarte adequado, a empresa criou um parceria com a Martin Brower (responsável por abastecer a rede de restaurantes), com isso, foi desenvolvida uma solução de logística reversa focada na sustentabilidade, isto é, os mesmos caminhões que abastecem a rede com alimentos, também são responsáveis por recolher o óleo já utilizado.

Ainda nesse exemplo, o resíduo é encaminhado para uma usina que transforma o óleo em biocombustível, que abastece os próprios caminhões da empresa. Com isso, temos a reutilização de um produto que seria descartado, além da redução dos impactos ambientais resultantes da não utilização de combustíveis fósseis.

Além disso, essa grande marca do mercado ficou bastante conhecida pela sua forma de produção, baseada na padronização de processos!

2. Natura

A segunda empresa da nossa lista é a famosa rede de cosméticos Natura. A empresa conta com dois programas de logística reversa:

  1. O Programa Elos é uma iniciativa em que a Natura busca rastrear e recolher suas embalagens e, em seguida, enviá-las para um processo de reciclagem para que possam ser reutilizadas. O processo é realizado pela própria Natura, proporcionando uma economia tanto na contratação de uma empresa para realizar o serviço, quanto na compra de embalagens para seus produtos.

  2. O Programa Dê a Mão Para o Futuro tem como objetivo fortalecer e profissionalizar as cadeias de reciclagem do país, contribuindo para um Brasil mais sustentável.

 

3. Coca Cola

A terceira empresa é a multinacional estadunidense Coca-Cola. A empresa possui diversas iniciativas de logística reversa, tendo como um de seus principais objetivos até 2030 de garantir o recolhimento de 100% das embalagens colocadas pela marca no mercado. Atualmente, segundo dados da própria Coca-Cola Brasil, cerca de 51% de seus produtos são destinados corretamente.

A logística reversa na empresa acontece em diversos pontos, por exemplo:

  1. Por meio de uma aliança criada com mais de 200 cooperativas de reciclagem no país.

  2. Através da utilização efetiva de suas embalagens retornáveis

  3. Pela reciclagem e utilização da resina utilizada como matéria prima na confecção de novas embalagens.

A Prisma Jr. oferece o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), serviço que pode contribuir para sua empresa escolher a melhor destinação e forma de reaproveitamento para seus resíduos, proporcionando uma redução de custos e uma maior sustentabilidade.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Como desenvolver um produto sem gastar muito